BR-101 será interrompida para a detonação de rochas na próxima segunda-feira, 06

O DNIT/SC vai interromper a BR-101 Sul nesta segunda-feira, 06, para a remoção de rochas com a detonação de explosivos no Km 337,4 da rodovia federal, em Tubarão. A interrupção é necessária para o prosseguimento à construção dos acessos em nível ligando as pistas duplicadas à SC-390, rodovia estadual que liga a região serrana ao litoral catarinense.

Os trabalhos serão às 13 horas, podendo ser estendido até às 14 horas por conta da logística para as detonações de explosivos. Todas as medidas de segurança e de comunicação para as comunidades lindeiras e imprensa regional estão sendo executadas. A partir do momento da detonação, o trânsito de veículos será restabelecido em, no máximo, 15 minutos, após a liberação do local.

Em caso de mau tempo, o serviço será cancelado e remarcado para uma nova data, previamente comunicada.

Toda a frente de obras, para a remoção de rochas, está identificada e isolada, sendo proibida a aproximação por pessoas que não estejam diretamente ligadas ao empreendimento. Aos motoristas não é recomendado o tráfego por rotas alternativas, pois, os trabalhos serão de curta duração.

Para informações, os usuários da BR-101 Sul têm à disposição o site www.101sul.com.br e o Serviço de Atendimento ao Usuário no telefone 0800 6030 101.

DNIT/SC finaliza pavimento da BR-101, no Morro do Formigão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes finaliza nesta sexta-feira, 03, a adequação de pista com instalação de novo pavimento asfáltico, na transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul. O segmento está inserido entre o km 337 ao km 339 e abriga o sentido Sul-Norte do tráfego de longo curso. Ainda resta a ligação com a ponte do Rio Tubarão, o acesso em nível à SC-390 e instalar a sinalização rodoviária, todas ações complementares aos trabalhos realizados durante toda esta semana.

Todo o segmento passou por trabalhos de fresagem, onde as antigas camadas de asfalto foram retiradas e aplicado novo pavimento, desde o início do morro (acesso à SC-390) até o viaduto em construção para acesso ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro. Assim, o último trecho com plataforma antiga da rodovia federal deu lugar às adequações necessárias para a expansão de tráfego. Por este espaço circula o fluxo de sentido Sul-Norte, que continuará depois das adequações finalizadas. O tráfego de sentido oposto segue pelo túnel construído no morro e liberado em julho de 2015.

Mesmo com a finalização desta etapa, os motoristas precisam continuar com os cuidados necessários durante obras sobre pistas. Ainda há trabalhadores e equipamentos em tráfego nesse ponto da BR-101 Sul, em movimentação constante e diária. Assim sendo, todos os usuários precisam respeitar o limite de velocidade fixado em 60 km/h – para todos os tipos de veículos, e a sinalização provisória de obras.

Atenção para estreitamento de pista no km 337 – O DNIT/SC recomenta atenção e cuidados para o estreitamento da faixa adicional de trânsito sobre a ponte do Rio Tubarão. Com isso, o acostamento sobre a ponte até o pórtico próximo ao túnel do Morro do Formigão não abriga mais fluxo de veículos. O segmento modificado compreende o final do viaduto de acesso ao bairro Morrotes, passando pela ponte do Rio Tubarão – lado direito, liberada em 2010, cruzando o acesso a SC-390.

A princípio, o acesso à rodovia estadual e o retorno dela à BR-101 seriam interrompidos, porém, por conta da movimentação nesse ponto, o cruzamento em nível continua operacional. O estreitamento de faixas no final da galeria do túnel – sentido Norte-Sul, não foi alterado.

Com asfalto, DNIT/SC instala sinalização em vias laterais de Pescaria Brava

Depois de instalar todo o capeamento asfáltico em três vias laterais da BR-101 Sul, em Pescaria Brava, o DNIT/SC finaliza, também, toda a instalação de sinalização vertical o horizontal rodoviária. Placas, painéis, faixa de eixo central e bordo de pista orientam e definem o tráfego entre bairros, garantindo segurança de motoristas e também de pedestres.

Com esse segmento concluído e sinalizado, é possivel seguir da comunidade de Santiago, km 321, seguindo em direção ao Norte, passando pelo KM 37, Laranjeiras, voltando à pista da BR-101 até o viaduto de acesso ao Bananal por pouco mais de cem metros e, de lá, seguindo pelo trecho antigo de pista, seguindo por Cabeçuda – já no município de Laguna –, cruzando Barranceira e o acesso à Barbacena e terminando em Bentos. Esse segmento tem extensão de 11 quilômetros, sendo que o subtrecho de oito em Laguna é interrupto, sendo feito em pista com duplo sentido de circulação (mão dupla).

A instalação de sinalização rodoviária nestas vias faz parte do conjunto de Obras Remanescentes à duplicação da BR-101 Sul. No lote de Obras Complementares, seis trechos que ainda serão construídos estão localizados em Laguna (acesso de Caputera até Bentos, no km 306, lado direito), entre Estiva e Santiago, em Pescaria Brava (entre o km 321,1 ao km 324, lado esquerdo, no acesso ao CTG Preto Velho), dois trechos, anterior e posterior ao Rio Capivari (km 329) e os acessos ao Sertão dos Corrêas e Cruzeiro, em Tubarão (km 339, no Morro do Formigão). Ao todo, os bairros lindeiros à BR-101 Sul catarinense vão receber a construção de, aproximadamente, sete mil metros de novas pistas. O projeto original de obras remanescentes e complementares ganhou novos segmentos, para atender a demanda de circulação de veículos e pedestres.

O lote de Obras Complementares se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão.  Além de novas vias laterais, o segmento terá uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, quatro passarela (uma já iniciada e outra em fase de implantação), construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão e a construção de um viaduto para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão.

Consórcio e DNIT vão a Santa Rosa do Sul discutir segurança no trânsito

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), juntamente ao consórcio Concremat-Tecnosolo- WorleyParsons, foram a Santa Rosa do Sul nesta quarta-feira, 1º de julho, para discutir as mudanças trazidas pela duplicação da BR-101 Sul no cotidiano da comunidade. Em duas oficinas realizadas com cerca de 130 alunos, do ensino fundamental e médio da escola João dos Santos Areão, a equipe de Interação Social do consórcio também discutiu segurança no trânsito, com noções e conteúdos que servem para a realizada da rodovia federal quanto para a rotina no tráfego da cidade.

A ação de sensibilização faz parte do programa “Travessia Segura Começa na Escola”, criado pela ESGA e implementado pelo DNIT, em escolas lindeiras à BR-101 Sul. Essas escolas já receberam oficinas apresentadas pela empresa, com foco em Educação Ambiental, durante as obras de expansão das pistas. Agora, as palestras focam as mudanças trazidas pelas obras e as formas de travessia segura no uso dos equipamentos de segurança, como as passarelas, passagens de pedestres, calçadas e faixas.

A temática das oficinas era voltada para alunos do ensino médio, nessa primeira fase do programa, mas, aos poucos, alunos do ensino fundamental foram sendo inseridos, por demanda das escolas. As palestras também servem para verificar o cotidiano dos alunos que residem próximos da BR-101 Sul e dos aglomerados urbanos lindeiros à rodovia federal, avaliando a forma como a população utiliza os equipamentos de travessia segura. Integrante do Programa de Educação Ambiental, disposto no Plano Básico Ambiental (PBA) da rodovia, as oficinas objetivam repassar conceitos para a conscientização e a segurança do trânsito nas escolas no trecho entre Santa Catarina.

O DNIT/SC e o consórcio já apresentaram o programa para escolas de Imbituba, Laguna, Sangão, Araranguá, Sombrio e, agora, Santa Rosa do Sul. Cerca de 570 alunos e professores participaram das oficinas, em número que cresce a cada ação realizada. Desde que o consórcio começou a atuar na produção e realização de oficinas para educação ambiental e trânsito, em 2005, nas escolas, bairros e canteiros de obras, cerca de 65 mil pessoas interagiram com educadores do consórcio, conhecendo os programas socioambientais desenvolvidos na duplicação da rodovia federal e sensibilização para cuidados no trânsito.

Muriel Ricardo Albonico

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