O que quero explicitar é que quando elogio ou critico não vai ai nenhuma conotação pessoal

– HON,HON, HON… ABASTECE  O  SAFADON !

– NON ! NOM ! NON !  É GREVE !  TEMO TUTTI PARADON !

“E pois e agora, rapazi ” …  foi essa expressão usada  pelos meus amigos que residiam na Praia do Rincão na minha infância e juventude que me veio a mente quando fiz um balanço dos últimos  acontecimentos vividos aqui, ali e alhures (alhures é bonito, significa outro lugar e dá charme e status ao texto…).

E o “pois e agora ” tem a ver com o verdadeiro bombardeio de informações, opiniões, posições e contradições com que somos metralhados a todo instante nesta época de informação digital, virtual, televisiva, jornalística, sem falar nas redes sociais e revistas. Confesso que, por mais que já tenha acompanhado situações impares na vida agora o nível  de “pontos de vista “causa um verdadeira barafunda de ideias e tem gente (como tem) defendendo causas e conceitos de maneira tão absurda que chega as raias da loucura.

Ou são enlouquecidamente contra ou são enlouquecidamente a favor e o que importa é não o conteúdo mas sim quem é o autor, se é “nosso ” ou se é “deles”.  Mais ou menos como descreve a Angela Ghislandi em seu texto muito bem alinhavado no Facebook (concordo com quase tudo, menos com aquelas partes que ela diz que o Leandro é  lindo … ai também não dá …) e é uma visão  que prosperando só beneficiaria a todos.

O que quero explicitar é que quando elogio ou critico não vai ai nenhuma conotação pessoal e muito menos por ser amigo ou por não conhecer a pessoa que emite a opinião. É meu juízo de valores e como tenho um espaço no Portal me sinto na obrigação de ser sincero e é claro que não sou o dono da verdade mas tenho que me posicionar, buscando com isso colaborar com o processo e com a comunidade de uma forma geral.

Pois bem, vamos aos fatos: dentro dos assuntos mais comentados ultimamente temos a reação de alguns elementos da torcida “Os Tigres” que quando provocados pela torcida da Chapecoense que entoava o canto “ Ão ! Ão ! Ão , Segunda Divisão ” responderam com  “ Ão , Ão Ão, abastece o Avião  ..! “numa clara alusão ao trágico acidente da delegação de Chapecó; realmente a maldade e a criatividade humana superam todas as expectativas.

Outro assunto em baila é a iniciativa da UFSC em firmar parceria com as Secretarias de Cultura e   Educação do município com o objetivo de preservar o dialeto italiano ( Talian) que era utilizado  por nossos imigrantes e que ainda sobrevive em muitos pontos da região. Atrelado a isso, tem todo um resgate cultural de depoimentos, vídeos, catalogação de objetos, fotos, etc…  voltados a colonização italiana por aqui ; é claro que muito, infelizmente, já se perdeu mas é uma oportunidade maravilhosa de preservarmos este passado glorioso.

Em meio a estes “ cases ” presenciei a tão falada “ paralisação nacional ” e confesso que a coisa  chegou a um ponto que não sabemos mais quem ou que é contra ou a favor do que… ficou  gravado na minha memória o depoimento de um trabalhador com “carteira assinada” que defendia a reforma trabalhista dizendo que esses tumultos eram “coisa de vagabundos e esquerdistas “(mais ou menos como torcedor fanático do Inter ir em defesa do técnico do Grêmio).

Ora, é claro como água que a Reforma Trabalhista é fruto de um governo “neo – liberal ” ao extremo que ocupando o espaço deixado pelo PT que infelizmente “vendeu e roubou ” o sonho de uma sociedade mais justa  e igualitária, agora faz e desfaz mirando não um equilíbrio de contas como alega mas sim que a balança da relação capital e trabalho penda significativamente para o lado do capital.

Com o “sim ” a terceirização”,o fim da contribuição obrigatória aos sindicatos, a livre negociação dos contratos de trabalho, a fragmentação das férias, aliadas a reforma da previdência com aumento de alíquotas de contribuição e tempo de serviço, além de vários outros detalhes não  haverá uma “ modernização ”  mas sim um grande retrocesso com décadas e décadas  de conquistas trabalhistas e populares indo pelo ralo.

Penso que o Presidente Getúlio Vargas já deve estar planejando uma  nova “reencarnação”  para tentar começar tudo de novo. Este estado de coisas não tem nada a ver com “ esquerda “ou “direita”, tanto que temos países comunistas como a China (esquerdista ao cubo) onde o trabalho escravo é uma constante.

É simplesmente uma maneira de o Capital esfolar mais um pouco o Trabalho. Para resolver o problema do Brasil todos sabem que a Reforma significativa e importante é a reforma política mas esta jaz nas gavetas do Congresso Nacional a aaaanos e lá vai continuar pois quem deve vota-la são os menos interessados em faze-lo.

Necessitamos também, é claro, de  uma  inversão na pirâmide tributária fazendo os recursos  arrecadados no município por aqui ficarem em sua maior parte e de frearmos a corrupção generalizada. Por último, o Wesley Safadão, aaa o Safadão… e pois e agora, rapazi … o que dizer … foi surpreendente, foooi … foi legal ver alguns que defendiam descabeladamente “show nacional ”  na festa agora serem completa e totalmente contra e alguns que eram absurdamente contrários  agora rasgarem os mais profundos e brilhantes elogios a iniciativa… penso a respeito que como a promoção é da X 9 e será feita lá no Estádio Darci Marini talvez não “infrói ” nem “contribói ” , talvez tire um pouco do púbico na hora do show mas em compensação depois da apresentação  uma multidão vai invadir a festa; agora que, lá no fundo, lá no fundo….  por  Wesley Safadão no mesmo dia de Festa da Gastronomia é mais ou menos como colocar sal na sobremesa e açúcar no arroz…

 JUSTA HOMENAGEM NA ASSEMBLÉIA !

Em meados da semana passada foi realizada na Assembleia Legislativa em Florianópolis uma Sessão Comemorativa aos cento e quarenta anos de colonização italiana no sul de Santa Catarina.  O marco inicial de toda a histórica europeia de nossos imigrantes e antepassados foi a fundação da Colônia de Azambuja, próxima a Tubarão.

Nova Veneza esteve muito bem representada em sua italianidade e foram destacados os segmentos  de Empreendedorismo realçando o Grupo Mercadista Bistek na pessoa de seu diretor  Aldo (Sanciro) Ghislandi; Gastronomia Italiana com o pioneiro Restaurante Veneza na pessoa do filho dos fundadores Ângelo e Luiza, Tito Bortolotto e de difusão da Cultura Italiana na pessoa do Josemir Spillere ( Josi, Eco Tcho!) com o seu já tradicional programa na Rádio Difusora de Içara.      Justa Homenagem! Parabéns a todos!

COPA SUL DOS CAMPEÕES 2017 – SÓ  VITÓRIAS !

Duas goleadas de quatro a zero marcaram a rodada do final de semana pela Copa Sul dos Campeões 2017.  Em Caravaggio, os Azuis comandados pelo Maurílio “Gralha” Pereira passaram sem problemas pelo Pumas de Urussanga enquanto no Darci Marini com bom público presente os Vermelhos, comandados pelo Prof. Jean Reis também bateram o Coruja de Sombrio pelo mesmo  marcador.

Destaque para a impressionante média de gols do Beto Cachoeira que emplacou mais três e chegou a sete tentos na competição; Juca ainda fez o seu e completou o placar. Agora sobraram oito equipes para a fase seguinte e teremos no próximo fim de semana: Turvo X  Ajax de Siderópolis;  Vera Cruz  de Garopaba X  Lion de Praia Grande ;  Água Verde de Pescaria Brava X  Caravaggio e em Nova Veneza, Metropolitano X  Passo Magnus (nome interessante) de São João do Sul.

São jogos de ida e volta e classificarão os quatro vencedores dos confrontos. Também está decidido  que se Metro e Carava classificarem farão uma semi-final e só um dos dois chegará a grande final.

 DICA  DA SEMANA :

A dica de semana é o livro “ MORTE  SÚBITA ” que já avisando os engraçadinhos de plantão  não faz referência nem ao Meu Vascão nem ao meu imortal Grêmio… Na verdade é uma trama muito bem escrita pela escritora britânica J. K. Rowling, consagrada mundialmente pelo fenômeno Harry  Potter.

Ela nos conduz até  Pagford um pequeno povoado do interior da Inglaterra e narra os acontecimentos que se sucederam ao súbito falecimento de um atuante conselheiro municipal (espécie de vereador deles) desnudando o íntimo e a real natureza de alguns de seus habitantes mais proeminentes, além de descrever brilhantemente os caminhos e descaminhos de sua juventude. A ação se passa em Pagford mas é de uma “universidalidade” que parece estarmos em Nova Veneza,  São Bento Baixo ou Caravaggio.