Você se alimenta apenas quando tem fome?

Pergunto isso pois é comum comer de forma exagerada quando vamos a um evento social (casamento, festa, comemoração, aniversário…) e não há problema algum nisso. O problema inicia quando isso se torna frequente, pois é bastante comum o fato de, ao suprir uma fome emocional e comer exageradamente, surgir junto a sensação de culpa, tristeza e frustração por ter comido demais. O desejo foi saciado, mas o gatilho desencadeador ainda continua presente.

As emoções podem influenciar de forma positiva ou negativa na alimentação. Podemos relacionar a questões positivas quando nos alimentamos para uma comemoração, momentos alegres e de celebração, enquanto que as negativas aparecem nos excessos alimentares em detrimento sentimentos de tristeza, angústia, frustração.

Uma má alimentação pode desequilibrar a produção hormonal do nosso organismo, reduzindo a produção de serotonina e dopamina, que são importantes neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.

A ansiedade geralmente nos leva ao consumo exagerado de determinados alimentos, pobres em nutrientes e ricos em açúcares, gorduras saturadas, de forma a compensar o estresse e a ansiedade. Contudo, sem darmos conta, a ansiedade agrava-se, juntamente com o estado de saúde.

Dica da Psi:

Dê a sua mente um momento para refletir e considerar como se sente, incluindo corpo, emoções e intelecto. Ter consciência do seu corpo, de suas emoções e de suas escolhas pode te ajudar a diminuir os sintomas a ansiedade. As melhores decisões vêm de uma mente tranquila e atenta.

Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

Você se alimenta apenas quando tem fome?
Você se alimenta apenas quando tem fome?