
Vinificação ocorreu no último fim de semana, para que as bebidas fiquem prontas em até três anos.
Com uvas escolhidas da serra catarinense, a Vinícola Casa Savoia, de Nova Veneza, iniciou mais uma vinificação de aproximadamente 3 mil quilos da fruta, da variedade Merlot. No momento, o processo segue em fermentação alcoólica, e depois de muito trabalho, daqui a dois ou três anos, o vinho, mais elaborado, estará pronto.
Em duas semanas deve começar, também, a produção em igual quantidade de uvas Cabernet Sauvignon. “A Casa Savoia tem como objetivo a produção de vinhos finos, de qualidade e sabor diferenciados. Por isso não temos pressa na produção das bebidas”, ressalta um dos sócios da vinícola, Altanir Jaime Gava.
Dois tipos de cursos
No entanto, além dos vinhos oferecidos, a Casa Savoia também procura disseminar conhecimento através de dois tipos de cursos ofertados no local: um básico, conhecido por “ABC do Vinho” e outro sobre a técnica da degustação.
De acordo com Gava, os cursos são para grupos de 10 a 15 pessoas. “Sugerimos que as pessoas façam grupos de amigos e entrem em contato conosco para marcarmos a aula. São 3 horas de aprendizado, onde os alunos são inseridos no mundo da vitivinicultura. Serão degustados cinco tipos de vinhos: um espumante, um branco e três tintos: leve, médio e encorpado”, completa.
O curso do “ABC do Vinho” tem custo de R$60 por pessoa. Já o de técnica da degustação custa, para cada um, R$80.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail vinicolacasasavoia@gmail.com ou no telefone (48) 3436-5571.