Viagem à Itália trará benefícios para a economia, cultura e turismo de Nova Veneza

08/12/2017 11:53

Série de reuniões e encontros oficiais tem gerado resultados positivos.

A semana de visitas que estão sendo realizadas pelo prefeito Rogério Frigo, vereador Aroldo Frigo Júnior e demais membros da comitiva de Nova Veneza que está em viagem oficial à Itália tem gerado resultados positivos.

Os encaminhamentos dão conta de que inúmeros benefícios serão conquistados para as áreas de cultura, turismo e economia do município.

De acordo com o vereador, a comitiva teve um encontro com a família “Vicentina di Malo”, representada por Maurizio Romagna que, desde 1996 trabalhou para que o Pacto de Irmandade saísse entre as cidades de Malo e Nova Veneza. “Contamos com a presença dos vereadores de Malo, Ilario De Marchi, Sanpaolesi Aldo, Maurizio Cogo e Roberto Sette, bem como da população local. Foi recordado o esforço e dedicação de nossos imigrantes que fizeram cidade e país no Brasil e proposto entre os entes vicentinos das duas cidades uma troca de experiências culturais e educacionais entre jovens neovenezianos e maladenses para 2018, com respaldo dos Governos de Nova Veneza e Malo”, conta.

Em relação à cultura e turismo, os avanços foram obtidos durante uma reunião junto ao Governo do Vêneto, a segunda maior economia da Itália. A comitiva foi recebida pelo vice presidente do Conselho Regional do Vêneto, Bruno Pigozzo e pelos Conselheiros Regionais, Roberto Valente e Manoela Lanzarin. “Tivemos a oportunidade de trocar informação sobre o turismos sustentável da cidade de Venezia. Com a parlamentar italiana Renata Bueno, iniciamos as tratativas de exportação e importação de componentes das máscaras produzidas pelas artesãs neovenezianas. Na oportunidade surgiu um nova ideia, a vinda de uma nova Gôndola para um novo projeto”, completa Frigo Júnior.

Vaticano

Já nesta sexta-feira, 8, em Roma, a comitiva neoveneziana foi recebida pelo conterrâneo, Giliard Cesconetto Gava, seminarista que conclui seus estudos na Pontificia Università Lateranense.

Além disso, os neovenezianos tiveram, também, uma reunião institucional no Parlamento Italiano, na Câmara dos Deputados. “Fomos recebidos pela deputada Renata em uma reunião institucional entre Nova Veneza e a Itália. Foi a primeira vez que se registrou oficialmente a visita de um prefeito e um vereador no Poder Parlamentarista Italiano”, argumenta Aroldo.

Pensando em melhorar a economia de Nova Veneza, uma reunião foi realizada com empresários do ramo metal mecânico. “Em seguida, visitamos uma escola municipal de Malo, a pedido da primeira dama de Nova Veneza, Sidnei Vitória Ghellere Frigo, para fazer uma avaliação sócio educacional com as nossas escolas municipais”, reforça o vereador.

Por fim, em uma audiência com o prefeito da cidade de Schio, Valter Orsi, presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Secondin e da assessora, Barbara Scorzato, discutiu-se a possibilidade de o Coro de Schio se apresentar em Nova Veneza na tradicional festa que acontece em junho.

Francine Ferreira