Em uma época perigosa para se exercer atividades ligada a luta dos direitos sociais dos brasileiros, em 1972 em plena ditadura Militar, Vercedino Prá, esteve a frente do Grêmio Estudantil da Escola Técnica do Comércio, exercendo a presidência da entidade e liderando mobilizações em prol da sociedade brasileira na região carbonífera.
O tempo passou, e Vercedino continuou suas lutas pela comunidade. Muito ligado ao esporte amador do município, fez parte da diretoria do Grêmio Esportivo Metropolitano de Nova Veneza e participou da fundação do Caravaggio F.C. e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caravaggio sendo tesoureiro da entidade desde sua fundação até os dias de hoje. Foi ainda membro do Rotary Club Juvenil (Rotaract) de Criciúma.
Em 1973 um ano após se formar começou a lecionar contabilidade no Ginásio Cônego Miguel Giacca em Nova Veneza, neste mesmo ano abriu o primeiro escritório de contabilidade privado de Caravaggio, onde trabalha até hoje.
No Santuário de Nossa Senha de Caravaggio, Vercedino também deixou sua marca de trabalho e dedicação, assumindo o cargo de tesoureiro por nove anos consecutivos.
Receberam o diploma de Cidadão Veneziano Benevolente 2012 no dia 14/06, na Câmara de Vereadores de Nova Veneza: Armando Bortolotto, Vilmar Vitório Ferro, Vercedino Prá, Dionysia Leandro Nola, Galdino Gava, Leonora Michels De Nez, Catarina Preis, Lucio Milanez (in memoriam) e a Líbero Scarpari.
Willians Biehl / Foto : Antonio Rozeng