Por Willians Biehl
Este ano, menores de 6 anos de idade também deverão ser imunizados.
A campanha de vacinação contra a Influenza irá ocorrer em toda Santa Catarina entre os dias 10 de abril e 31 de maio. Em nova Veneza deverão ser imunizadas cerca de 4.117 pessoas, na Amrec 122.507, e no Estado mais de 1,8 milhão. A meta é vacinar 90% do público-alvo.
Conforme a secretária de Saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali Cúnico, no município, a vacina estará disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A vacinação começa no dia 10 de abril, com atendimento normal nas unidades do Caravaggio, Bortoluzzi, São Bento Baixo e São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Já no sábado, 4 de maio, será o Dia D, com horário das 8h até às 17h, sem fechar ao meio-dia” afirmou Maristela.
Neste este ano, há novidades, a primeira delas é em relação à faixa etária das crianças, que foi estendida para 6 anos incompletos. No ano passado, a campanha era voltada para crianças com menos de 5 anos.
Confira as datas
Entre 10 e 19 de abril: a mobilização contra a Influenza será destinada às crianças, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz e se encontram em período de pós-parto).
A partir de 22 de abril: todos os grupos prioritários poderão se vacinar.
Quem precisa se vacinar contra a Influenza?
Crianças: com idade entre seis meses de vida e 6 anos incompletos. Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.
Gestantes e puérperas: mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina. Mulheres que dera a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar. Esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto.
Trabalhador da área de saúde: todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privados fazem parte do público alvo da campanha.
Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas têm direito à vacina.
Povos indígenas: toda a população indígena, com idade a partir dos seis meses de vida, também precisam se imunizar.
Idosos: para serem imunizadas, pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão apresentar um documento que comprove a idade.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para este público, será necessária a apresentação de uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina.
Doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a aplicação da dose para doar sangue.