V Seminário Regional de Produção Leiteira irá discutir os entraves e potencialidades da cadeia produtiva

O V Seminário Regional de Produção Leiteira acontece na próxima quarta-feira, 8 de agosto, na Associação dos Mineiros em Siderópolis, com o objetivo de reunir produtores da região Sul Catarinense para debater os entraves e potencialidades da cadeia produtiva do leite, definindo encaminhamentos para o contínuo avanço da atividade, com base na organização dos agricultores, qualidade do leite e sanidade do rebanho.

“A produção leiteira é de fundamental importância para a permanência da agricultura familiar em Santa Catarina”, afirma o médico veterinário da Epagri de Criciúma e responsável pelo Programa de Pecuária na Unidade de Gestão Técnica – UGT-8, Marcelo Pedroso, revelando que a atividade está presente em mais de 50% das propriedades rurais do Estado, garantindo uma renda mensal ao pequeno produtor e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento sustentável do espaço rural catarinense.

Vale destacar que Santa Catarina é o quinto produtor nacional de leite e possui mais de 55 mil propriedades leiteiras. A região Sul é a segunda que mais cresce em produção leiteira no Estado.

Programação:

8h – Inscrições e café

8h30 – Abertura

9h – Apresentação do Programa Pró-Leite – fundamentos do programa, estágio atual, resultados e perspectivas, com o engenheiro agrônomo da Epagri de Siderópolis, Jaldecir Mazzorana e o médico veterinário da Prefeitura de Siderópolis, Leomar Dalcin, coordenador do Pró-Leite.

10h – Palestra sobre mercado e tendências da cadeia produtiva do leite, com foco no sistema de produção a base de pasto, com o engenheiro agrônomo da Epagri, Airton Spies , Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca/Florianópolis/SC.

12h – Intervalo (almoço).

13h30 – Painel 1: Relato da experiência da Coopervalesul, com Ricardo Goulart Carboni, presidente da Coopervalesul e Homero Rock Bosch Junior, engenheiro agrônomo da Epagri.

14h – Painel 2: Instrução Normativa 62 e os novos parâmetros da qualidade do leite, com o médico veterinário da Epagri de Criciúma, Marcelo Silva Pedroso, responsável pelo Programa Pecuária na UGT-8.

15h – Painel 3: Sanidade Animal no Rebanho Leiteiro, com a médica veterinária da Cidasc, Carla Zoche.

15h30 – Mesa Redonda , coordenada pelo médico veterinário da Coopernova, Fernando Back.

16h – Café de encerramento.

Promovem o encontro a Prefeitura Municipal de Siderópolis, a Epagri, Cidasc e o SC Rural, com apoio da Coopernova, das prefeituras municipais da AMREC, Comitê Gestor do Pró-Leite de Siderópolis, Associação de Gado de Corte e Leite, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Siderópolis, Laticínios Riclat, Olivo e Belluno e Doces Néctar.

Cris Freitas

V Seminário Regional de Produção Leiteira irá discutir os entraves e potencialidades da cadeia produtiva