Uso do WhatsApp Business pode potencializar as vendas

Capacitação oferecida pela Acic vai abordar a utilização estratégica da ferramenta, para aumentar os resultados obtidos pelas empresas que optam pelo aplicativo

Lançado no ano passado no Brasil, o WhatsApp Business foi um dos aplicativos que ganhou impulso durante a pandemia de coronavírus, a partir da necessidade das empresas em estabelecer novos canais de comunicação com seus clientes. Mas, como toda ferramenta, seja ela tecnológica ou não, é preciso conhecê-la para aproveitar todas as funcionalidades que proporciona.

“Devemos nos lembrar que o WhatsApp é uma rede social e não podemos nos transformar em ‘panfleteiros digitais’. Não adianta ficar só encaminhando promoções, mas elaborar um conteúdo para chamar a atenção do cliente”, indica Denise Gasparetto, que possui MBA em Marketing com Ênfase em Vendas e Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.

Ela será a facilitadora da capacitação on-line “Vendas pelo WhatsApp Business”, oferecida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio de transmissão ao vivo, nos dias 5, 6 e 7 de outubro.

“Nós vamos trabalhar diversas estratégias para aumentar o relacionamento com os clientes e as vendas. Atualmente, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones no Brasil, estamos literalmente na palma da mão dos nossos clientes. Então, por que não trabalhar as estratégias de formas adequadas?”, questiona Denise.

A profissional lembra que o aplicativo é gratuito, não exige a contratação de um plano, e pode ser inserido como número o telefone fixo da empresa. “É uma versão gratuita do WhatsApp, que foi desenvolvida pensando em pequenas e médias empresas, e oferece algumas vantagens exclusivas, que não constam no Messenger, a versão tradicional”, salienta.

Atendimento

Com mais de 18 anos de experiência na área comercial, a profissional ressalta a importância do atendimento ao cliente durante o processo de vendas. “O atendimento precisa ser personalizado, de acordo com o cliente, e feito de forma planejada e organizada. No treinamento, vamos ver como fazer esse atendimento pelo WhatsApp Business, além de analisar a importância da ferramenta a nível comercial e como utilizá-la de forma adequada e profissional, ou seja, as boas práticas”, descreve.

“Não é porque eu tenho o WhatsApp do cliente que isso me dá o direito de enviar mensagens sem uma prévia autorização. O WhatsApp hoje é o maior vendedor do mundo, mas precisamos trabalhar de forma correta e planejada, no caso, com o WhatsApp Business. Teremos bastante práticas e o aluno, no primeiro dia de treinamento, já sai aplicando o conteúdo”, acrescenta.

Conforme a professora, os participantes conhecerão os prós e contras de encaminhar mensagens através da lista de transmissão, um processo de segmentação do público, ou por meio da formação de grupos, que são mais abertos.

Também serão instruídos sobre como fazer um anúncio para chegar ao cliente e quais conteúdos poderão ser criados e divulgados, além de receber orientações sobre a criação do projeto de vendas, as etapas que o consumidor passa até concluir a compra, e como contornar objeções, ativar gatilhos mentais e avaliar os resultados.

Saiba mais

Com uma taxa de 70% de abertura de mensagens, o WhatsApp Business se posiciona como a ferramenta de melhor índice de conversão do mercado, usado em 128 países, circulando mais de 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos diariamente.

Entre suas funções, está a possibilidade de criar um catálogo para exibir os produtos e serviços e recursos que automatizam, classificam e agilizam as respostas às mensagens. O WhatsApp também pode auxiliar empresas de grande e médio porte a oferecer suporte e a enviar notificações importantes aos clientes.

O aplicativo permite criar uma mensagem de ausência para avisar aos clientes quando o atendimento não estiver disponível ou quando a resposta não puder ser dada imediatamente, bem como oferecer uma mensagem de saudação para apresentar a empresa aos clientes.

Por Deize Felisberto