Shirley Oliveira atua como enfermeira há 19 anos e sempre se sentiu atraída pelas práticas integrativas. Agora, ela ganhou a chance de ingressar em uma pós-graduação que contribuirá com o seu aprendizado sobre o tema.
Neste sábado, 06, por volta das 8h, ela já ocupava uma das cadeiras da sala 1, no Bloco O, onde, com mais 35 colegas, iniciou a especialização em Acupuntura. “Sempre tive vontade de fazer, só que estava difícil para encontrar aqui na região, por isso fiquei muito feliz que iniciou na Unesc. Gosto bastante de outras alternativas, além das medicamentosas, gosto da parte fitoterápica, da auriculoterapia”, cita Shirley que revela, ainda, a vontade de atuar na área após concluir os dois anos de curso. “Quero sair daqui preparada para auxiliar as pessoas e mostrar a elas os benefícios das terapias alternativas, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos pacientes”, enfatiza.
Esta é a única pós-graduação em Acupuntura entre Florianópolis e Porto Alegre, sendo um grande diferencial para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde da região. “É uma pós-graduação que conta com toda a estrutura e tradição da nossa Unesc, além dos professores altamente capacitados do CIEPH, uma instituição que está no mercado há mais de 30 anos”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Parceria
O CIEPH citado por Luciane é o Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem, que tem sede em Florianópolis. A procura de um alto número de pessoas do Sul do estado deu origem à possibilidade da parceria. Com a turma formada deu-se início às aulas, que irão ocorrer uma vez por mês, sempre aos fins de semana.
“A pós-graduação em Acupuntura, em parceria com o CIEPH, é extremamente importante e necessária porque, assim como temos a medicina, temos a terapia homeopática, onde entram as terapias integrativas e a acupuntura uma delas. As pessoas ainda conhecem pouco desta área. Algo importante nesta parceria para os alunos da pós-graduação é a possibilidade de fazer intercâmbio na China, para conhecer de perto o nascedouro desta prática. Destacamos ainda todo o empenho da nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta para que o curso fosse viabilizado”, conta a coordenadora de pós-graduação da Universidade, Mágada Tessmann.
Os professores do curso são os mesmos que lecionam em Florianópolis e possuem vasta experiência na área. “Com certeza a chancela da Unesc fará muita diferença na formação, até porque os professores são altamente qualificados, gabaritados e poderão trazer as suas experiências pessoais para este curso”, reforça Mágada.
Intercâmbio no berço da Acupuntura
Mais que aprender a teoria e a prática da Acupuntura na Unesc, os alunos interessados terão a oportunidade de fazer um intercâmbio na China, onde a técnica nasceu.
Conforme o diretor-geral do CIEPH e coordenador-geral do curso, Marcelo Fábio Oliva, não há como falar sobre Acupuntura sem citar o país da Ásia Oriental. “Precisamos falar da medicina tradicional chinesa que possui uma forma de compreender e analisar o ser humano a partir de pressupostos energéticos diferentes dos nossos pressupostos bioquímicos. A Acupuntura, por meio da aplicação de agulhas em determinadas áreas, regiões e pontos do corpo, pretende liberar, fortalecer ou dispersar pontos, órgãos e sistemas que estão em desequilíbrio nas pessoas. O que fazemos é trabalhar com uma energia chamada de ‘chi’ na medicina chinesa e, a partir deste estudo, da forma como ela circula, o que fazemos é reorganizar o organismo para que ele se cure sozinho”, explica.
O CIEPH chegou à Unesc por meio da professora da área da Saúde da Universidade, Flávia Rigo, que foi uma das alunas da pós-graduação, na Capital do estado. “Eu possuía muitos colegas que relatavam a dificuldade de ir até Florianópolis, então vi a possibilidade de trazer para a Unesc, pensando na parceria por toda a estrutura da Universidade e o conhecimento do CIEPH”, diz a professora.
Marcelo relata que viu com bons olhos quando Flávia falou em trazer o curso para Criciúma. “Temos muitos alunos do Sul do estado que vão para Florianópolis e isso ajudaria muito. Fazendo a parceria com a Unesc, poderíamos estender o nosso trabalho para uma instituição tão respeitada como a Universidade. Vínhamos trabalhando nesta situação até bater o martelo e como já tínhamos lista de espera foi relativamente fácil iniciar. A ideia é que esta parceria se estenda para mais anos e com mais turmas, de forma que depois a Unesc possa dar continuidade com os seus próprios professores”, ressalta.
Bolsas de estudo com descontos de até 100%
Ainda é possível garantir uma vaga nos diferentes níveis de ensino da Unesc. Os descontos para os ingressantes são de até 100% nas mensalidades.
A Universidade conta com 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.
Entre os programas estão o Desconto Volte a Estudar com 25% de desconto durante todo o curso aos acadêmicos da Unesc e 20% para acadêmicos de outras instituições e que estejam evadidos há mais de dois semestres; o Desconto Transferência Externa com 20% de desconto nas mensalidades durante todo o curso; o Desconto 2ª Graduação/Habilitação que poderá ser concedido 25% durante todo o curso se for segunda graduação ou habilitação; e o Desconto Egressos com 30% durante todo o curso se for 2ª graduação ou habilitação.
Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.
Texto e fotos: Marciano Bortolin