Unesc: Há 55 anos ao lado da comunidade

Universidade acompanha de perto demandas e atos importantes dos bairros de Criciúma

A atuação da Unesc transcende os limites da Educação Básica, Graduação, Pós-Graduação e Inovação. Na prática, a Instituição direciona constantemente a atenção para questões sociais e tudo o que envolve o que a Universidade considera de grande valor: a comunidade. Além de disponibilizar serviços em cada bairro da cidade, a Universidade marca presença em outros eventos significativos da região, como a posse dos representantes de cada localidade.

De acordo com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, estar presente ao lado das comunidades e celebrar momentos como esses é uma parte fundamental do compromisso diário da Unesc, uma instituição comunitária que pertence a todos.

“A Unesc está presente em diversos territórios e, por meio dessa presença, estabelece diálogos constantes com a população, desenvolvendo projetos de Extensão que atendem às necessidades reais de cada local. Valorizamos imensamente essa parceria e estamos comprometidos em continuar ao lado dos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento da região”, diz a reitora, parabenizando todos os líderes de bairros pelos trabalhos desenvolvidos.

“Como uma Universidade de referência em todas as áreas do conhecimento, estamos fortemente comprometidos em contribuir para a transformação social da região. Toda a nossa comunidade acadêmica, composta por mais de 15 mil pessoas, está engajada nesse processo de forma ativa e dedicada”, completa Luciane.

Segundo Andreia Zomer, presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), a presença da Unesc é um estímulo importante para os presidentes e diretores das Associações de Moradores, proporcionando um sentimento de encorajamento e apoio para realizarem um trabalho ainda mais eficaz em suas comunidades. 

“Contar com a parceria da Unesc é essencial e nos enche de orgulho, pois além de estreitar os laços entre as comunidades e a Universidade, ela abre um leque de oportunidades para as Associações, por meio dos projetos desenvolvidos nas diferentes regiões. Não conseguimos imaginar a UABC e os bairros sem o apoio valioso da Unesc”, conta ela, salientando que a Universidade desempenha um papel fundamental ao auxiliar, capacitar e trazer conhecimento e realizações para as comunidades.

Na última sexta-feira (12/05), por exemplo, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, representou a gestão Universitária na posse da nova diretoria do bairro Santa Augusta.

Essência

Para ela, que também está constantemente em posses e eventos importantes nos bairros, vivenciar a comunidade é o que representa a essência da Universidade. “Fomos criados pela comunidade e é por ela que construímos um diálogo de reflexão sobre as possibilidades de apoiar nas diferentes necessidades e demandas que ela precisa”, enumera.

“Entendemos que prestigiar esses momentos de posse dos líderes comunitários é um gesto de apoiá-los numa caminhada colaborativa em que a Universidade pode atuar de mãos dadas em prol  de projetos conjuntos que atendam a comunidade. Nossa Instituição se faz por pessoas com propósitos de construírem saberes conjuntos em prol de uma comunidade mais inclusiva, colaborativa, humana e participativa”, completa a pró-reitora.

Interação

Um dos serviços oferecidos pela Unesc é o projeto de interação comunitária, que engloba todos os cursos da área da saúde e envolve a participação de mais de 600 acadêmicos.

Um dos principais objetivos dessa atividade é proporcionar aos acadêmicos uma imersão na realidade social do território, permitindo que eles conheçam de perto o ciclo de vida das pessoas, suas experiências e a organização dos serviços de saúde. Além de dialogar com a comunidade local, os estudantes também têm a oportunidade de visitar estruturas públicas importantes, como Unidades Básicas de Saúde, escolas, creches, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outros estabelecimentos relevantes. 

“Tudo isso produz um aprendizado significativo que, seguramente, modificará a trajetória formativa dos acadêmicos, além de todos os benefícios que levam para as comunidades”, enumera a reitora.

Somente em 2022, a Instituição impactou a vida de milhares de pessoas com a realização de 221 programas e projetos de Extensão que contaram com a participação de cerca de 700 acadêmicos bolsistas e 80 voluntários.