Afeto: o ato de afetar. Carinho. Cuidado.
Há alguns meses atrás estava em uma fila de supermercado, dia lotado. O humor das pessoas nas filas é bastante curioso, e lá estava eu observando o cenário. Percebi o olhar cansado da atendente de caixa que precisava lidar com os comportamentos de indiferença dos clientes, respirei fundo e segui esperando minha vez. Chegou a minha vez, passamos todas as mercadorias e ao final, peguei um chocolate da gôndola. Paguei. Entreguei a ela e disse: para adoçar o seu dia em meio a esse caos. Imediatamente ela mudou o semblante, me retribuiu com um largo sorriso e um tímido “obrigada”.
Essa não é uma história para eu parecer a melhor pessoa do mundo, apenas trouxe para lembrarmos que pequenos atos de afeto podem transformar o dia de alguém. Palavras de elogio podem fortalecer um dia difícil, um abraço pode fazer alguém se sentir especial. Há frases que dizem que tudo o que fazemos, é retribuído, de alguma maneira, a nós. E assim é.
Você já viveu algum dia difícil em que, “do nada” alguém veio conversar com você e lhe inspirou força e esperança? É sobre isso.
Nós não fomos feitos para vivermos isolados. E a vida não foi feita para pagar boletos e cumprir obrigações. Foi feita para ser vivenciada. No hoje, no presente, no agora.
Te convido, de verdade, a observar mais os espaços que você vai. A permitir que as pessoas lhe afetem positivamente, e que recebas o carinho do outro, assim como podes proporcionar.
Em meio a tanta competitividade, ansiedade, angústia e medo, uma boa dose de afeto pode mudar o dia de alguém.
Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @giovanabaronipsi