Unesc

Turismo Religioso

Caminho dos peregrinos

O caminho dos peregrinos recebeu esse nome após receber o grupo de caminhantes do Caminho de Santiago de Compostela de Florianópolis.

Trajeto feito no peímetro rural da cidade de Nova Veneza e Siderópolis, onde o caminhante vislumbra uma linda paisagem e tem a encosta da Serra geral bem próxima.

O trajeto pode ser feito de bicicleta ou a pé e necessita de acompanhamento de um guia com agendamento pré.

A caminhada dura em média de 7 horas com paradas para lanches.

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Uma estampa de Nossa Senhora do Caravaggio, trazida pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região, deu origem ao nome do distrito: Caravaggio. Devoção à ela tomou grande vulto e em 1963 quando foi construído um Santuário em sua homenagem, o qual atrai muitos devotos. Atualmente reúne todo último final de semana de maio milhares de romeiros para a festa em Honra à Santa.

Nossa Senhora do Caravaggio é hoje um símbolo da religiosidade católica na região.

 

Via-Crúcis

A Via-Crúcis é um atrativo religioso composto por 14 capitéis, num percurso de dois quilômetros. Inicia em frente à Igreja São Marcos, tendo parte do trajeto em área urbana e o restante em zona rural entre belas paisagens e com uma linda vista para a Serra Geral.

Cada capitel retrata uma das estações da Via-crúcis e foram construídos por 112 famílias que se envolveram voluntariamente neste trabalho. Um grande número de fiéis realiza o percurso todos os anos durante a celebração da Sexta-feira Santa, porém o percurso pode ser realizado em qualquer época do ano.

A celebração da Via-Crúcis culmina na capela que abriga um crucifixo esculpido em 1892 pelo imigrante Ângelo Moro que chegou a Nova Veneza em 1891. A primeira capela era construída em madeira e situava-se a 200 metros acima do local onde está a atual capela de alvenaria, construída em 1968.

Para saber mais contate a Trilhas e Montanhas – Operadora de Turismo
Site: http://novavenezaturismo.blogspot.com.br
E-mail: trilhasemontanhas@hotmail.com
Telefone: (48) 9959-6781
Clique para comentar
Topo