Trabalhadores da JBS aprovam greve a partir do dia 18

A maioria dos mais de 3.600 trabalhadores dos frigoríficos das unidades da JBS de Forquilhinha, Nova Veneza e Morro Grande aprovaram a greve a partir do dia 18. As Assembleias foram realizadas com votação secreta ontem nas Seara e Agrovêneto e hoje na Tramonto resultando no total geral em 2.472 votos a favor e 922 contra o protesto.

Eles rejeitaram a única proposta apresentada pela JBS de 1.81% de ganho real nas Assembleias realizadas na última semana. O índice foi oferecido na segunda rodada de negociação no dia 31 de outubro, além do percentual a JBS sinalizou 5,69% de INPC. Conforme Célio Elias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr) os trabalhadores votaram pela greve, porém o sindicato continua tentando viabilizar um acordo, “mas se a empresa mantiver a sua intransigência a única solução para garantir as principais reivindicações será a paralisação na próxima segunda-feira”, avalia.

A categoria reivindica 5,69% de INPC, 6% ganho real, cesta básica de R$ 200,00, participação no lucro de R$ 1 mil, 40 horas levar filho ao médico, plano de Saúde (Morro Grande), redução vale transporte para 1%, entre outras. A data-base é 1º de outubro. A Campanha Salarial dos frigoríficos é unificada com Sidrolândia (MS) e Carambeí (PR).

Maristela Benedet

Um Comentário