Tendências em decoração – primavera verão 2017

Olá querido leitor! É com muito prazer que lhe informo que a partir de hoje, estaremos juntos semanalmente, com a minha coluna sobre Design e Arquitetura, aqui no Portal Veneza.

Como tema inicial, escolhi falar sobre o que será destaque no mundo da decoração nessa nova estação que se inicia. Vamos lá?

Então, assim como o setor de vestuário, decoração e arquitetura também tem “moda”. Todos os anos e a cada estação, surgem novas linhas de design para nos inspirar e nos manter antenados, quando o assunto é construir ou reformar.

A decoração de 2017 irá manter algumas tendências de 2016, como a paleta de cores suaves e o uso do cinza como o “novo branco”, porém também traz novidades, vamos conhecê-las?

1 – Cores

O instituto Pantone é a autoridade mundial atual quando se fala em cores, para 2016 eles elegeram o “Rose Quartz” e o “Azul Serenity” como cores do ano. Em 2017 as duas cores permanecem, com o seu intuito nobre de nos lembrar de que devemos relaxar em meio ao caos diário, porém, adicionaram à sua seleção alguns tons mais vibrantes como o coral, os aquas (tom intermediário entre o azul e o verde) e os amarelos, que vêm desde versões pastéis, próximas ao nude, até versões saturadas, como o ocre.

Aqua Green Fresh aplicado em um quarto Fonte: Casa.com.br
Aqua Green Fresh aplicado em um quarto
Fonte: Casa.com.br

Rose Quartz e cinza aplicado em uma sala Fonte: Casa.com.br
Rose Quartz e cinza aplicado em uma sala
Fonte: Casa.com.br

Coral e amarelo aplicados em um jantar Fonte: Casa.com.br
Coral e amarelo aplicados em um jantar
Fonte: Casa.com.br

2 – Estampas

Várias estampas estarão em alta na nova temporada, porém a mais nova e de maior destaque é com certeza a chamada “emotional prints”. Com desenhos mais delicados e criados manualmente, as emotional prints nos remetem aos desenhos das mandalas florais dos tão famosos livros para colorir do final de 2015. Confira algumas referências:

Emotional Print Fonte: fashionmag.com.br
Emotional Print
Fonte: fashionmag.com.br

Emotional Print Fonte: patterncurator.org
Emotional Print
Fonte: patterncurator.org

Além desta tendência, o boho permanece com força, ganhando novas cores, mais “elétricas“, de acordo com a paleta da estação. As estampas de listras e azulejarias foram igualmente remodeladas com as cores de 2017, para manter sua força.

Eletric Boho Fonte: Etsy.com
Eletric Boho
Fonte: Etsy.com

Listras em amarelo saturado Fonte:papodedesign.com.br
Listras em amarelo saturado
Fonte:papodedesign.com.br

3 – Móveis

Ambientes visualmente diferentes, misturando estilos, como móveis antigos à peças rústicas e contemporâneas, irão continuar fazendo sucesso em 2017. O importante é que o ambiente tenha personalidade e transmita a identidade de quem o habita.

Os sofás, por exemplo, aparecem em novas cores e modelações, como o preto e o cinza, fugindo do branco e marrom ao qual estávamos acostumados.

Mistura de Estilos rústico, industrial e retro Fonte: casa.com.br
Mistura de Estilos rústico, industrial e retro
Fonte: casa.com.br

Estilos clássico e contemporâneo Fonte: casaadorada.com.br
Estilos clássico e contemporâneo
Fonte: casaadorada.com.br

4 – Estilo Escandinavo

Com uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto, o estilo escandinavo vem conquistando o coraçãozinho de muitas pessoas. A ornamentação mínima e clean característica do design escandinavo é também atraente para aqueles que tentam (ou precisam) viver com menos. Em breve teremos um arquivo completo sobre o estilo! Por enquanto, veja as imagens e inspire-se.

Aparador Escandinavo Fonte: casaedecor.constacezahn.com.br
Aparador Escandinavo
Fonte: casaedecor.constacezahn.com.br

Sala de estar Escandinava Fonte: comolegustadecor.com.br
Sala de estar Escandinava
Fonte: comolegustadecor.com.br

imagem
Cozinha Escandinava Fonte: comolegustadecor.com.br