Tempos mais difíceis para deficientes auditivos

Durante a pandemia do covid-19, toda comunicação é muito importante, seja ela escrita, falada ou visual. Porém, para um grupo de pessoas, está se tornando cada vez mais difícil se comunicar com os outros.

Este grupo é o das pessoas com deficiência auditiva, onde a audição tem um significado maior, em um momento de muita informação via televisão, rádio, internet, e até mesmo via conferência de vídeo com entes queridos.

Além disso, para aumentar o grau de dificuldade da comunicação, a população tem utilizado cada vez mais as máscaras faciais, tornando a vida das pessoas com perdas auditivas mais complicadas, pois perde-se as pistas visuais, como expressões ou leitura labial.

Outro fator de dificuldade é o distanciamento de pelo menos um metro das outras pessoas, pois isso interfere no fato de não poderem pedir para que os outros falem mais perto de seu ouvido para conseguirem compreender melhor. Diante dessa situação, o ambiente atual pode deixar as pessoas com deficiência auditiva – e que fazem ou não uso de aparelho auditivo – se sentindo mais sozinhas e isoladas.

Algumas soluções podem ser utilizadas como o uso da máscara chamada “O comunicador”. Essa máscara possui um espaço livre ao redor da boca, tornando mais fácil a leitura dos lábios.

Além da máscara com recorte na boca, a fonoaudióloga Viviane Ribeiro, da clínica Otoclinic Aparelhos Auditivos, dá mais cinco dicas para se comunicar melhor com as pessoas com deficiência auditiva.

  • Procure chamar a atenção da pessoa ao abordá-las diretamente;

  • Tente estar no mesmo ambiente;

  • Diminua a velocidade de sua fala para uma maior compreensão;

  • Procure reduzir o barulho de fundo;

  • Reformule sua frase, caso a pessoa não consiga entender.

Com essas dicas simples, a vida da pessoa com perda auditiva pode melhorar – e muito – durante esse momento de pandemia.