Tecnologia alinhada à educação

Curso de Ciência da Computação da Unesc possui várias parcerias e é realizado no período noturno

A Unesc, a Universidade não estatal mais empreendedora do país, classificada pela lista da revista inglesa Times Higher Education (THE) como uma das melhores da América Latina, conta com inúmeras experiências baseadas em tecnologia e em inovação. Entre as mais recentes oportunidades lançadas na Universidade está uma parceria que envolve a Instituição e o poder privado com foco no potencial do curso de Ciência da Computação.

A partir da confiança dos três sócios da Procer, três egressos do curso, a empresa passou a contar com o Unesc Labs Procer, laboratório que promove a conexão entre a academia e o setor produtivo e tem como objetivo desenvolver competências nos acadêmicos por meio de experiências formativas que proporcionem ao aluno a aprendizagem nos laboratórios de inovação e tecnologia da Unesc.

Esse é um dos primeiros cases integrantes do programa Unesc Labs, projeto já considerado promissor, tanto para os acadêmicos envolvidos quanto para a empresa, que vê na Universidade uma oportunidade de encontrar novas soluções tecnológicas. A Procer, que tem sede em Criciúma, é pioneira em soluções em tecnologia alimentar desenvolvendo a automação de silos, desde 2011. A empresa é consolidada no mercado agro e tem o propósito de agregar o que há de melhor em tecnologia de armazenagem de grãos, contribuindo para a redução do equilíbrio tecnológico da cadeia produtiva do país.

“Os alunos bolsistas selecionados recebem pelas atividades desenvolvidas e, além do aprendizado técnico, se preparam para o mercado de trabalho desenvolvendo competências alinhadas com a necessidade da empresa parceira e gerando oportunidades de novos negócios. Esta é uma grande inovação e faz enorme diferença na formação do acadêmico. O corpo docente do curso é formado por mestres e doutores na área acadêmica e professores que atuam no mercado produtivo”, explica o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes.

De São Paulo para estudar na Unesc

Natural de São Paulo, o acadêmico do curso, Rodrigo Santos Raccuia Ferreira, 18 anos, viu na Unesc, a oportunidade de crescimento. “Pesquisei muitas universidades e a Unesc foi a minha escolhida. A Unesc é a grande incentivadora de boas ideias e dá todo o suporte necessário. Tenho bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e, além do conhecimento e networking, tive oportunidades incríveis de projetos como o Labs, do qual participoÉ uma oportunidade de vivenciar isso tudo desde o começo. No nosso caso que começamos a aplicar na prática que aprendemos na academia, é incomparável. É muito interessante se aproximar do mundo real”.

Segundo ele, a Universidade incentiva o aluno a ser inovador e empreendedor. “Quando a pessoa vem para cá estudar tem aquela vontade de crescer e não é todo lugar que você vê isso. É uma oportunidade incrível, de conseguir se desenvolver como aluno, como profissional e como ser humano”, disse.

Gabriel König, acadêmico da terceira fase de Ciência da Computação também faz parte desse projeto e aproveita a oportunidade. “A bolsa me oportunizou começar aqui, pois sem ela, não conseguiria cobrir os cursos da Universidade. O bom é porque já alinho a teoria e a prática”, enaltece.

Diferenciais

O Curso de Ciência da Computação é pioneiro no que se refere à parceria com a iniciativa privada. Ao longo do percurso formativo o acadêmico tem a possibilidade de diversas experiências. Em todos os semestres vivencia o trabalho em equipe por meio de projetos interdisciplinares que visam aproximar os estudantes de problemas vivenciados no mercado produtivo. Estes projetos abrangem a pesquisa científica e a extensão universitária.

O curso dispõe de laboratórios de informática específicos de última geração para atender à crescente demanda na área de tecnologia. No Parque Tecnológico da Unesc, o curso utiliza o Laboratório de Instrumentação, neste local são desenvolvidas soluções que envolvem utilização prática de hardware e software na construção de projeto de Internet das Coisas.

A internacionalização também está presente. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior de fora do país, o aluno poderá ter essa experiência formativa durante o seu período de graduação

Mercado aquecido

Santa Catarina é o 4º maior polo no setor de Tecnologia do Brasil, atrás apenas dos três estados mais populosos do Brasil (SP, MG e RJ). Outro dado relevante é que o estado ocupa a segunda posição com relação aos alunos com ensino superior em cursos voltados à tecnologia.

Confira as diversas possibilidades de bolsas que a Unesc oferta

10% – Para famílias. Desconto a partir da matrícula do segundo membro familiar.

20% – Para ingressantes sem vestibular; para transferência de outra instituição de ensino; para empresas parceiras, e para formados do Colégio Unesc que estudaram somente o 3º ano do Ensino Médio na instituição.

25% – Para quem quer cursar uma segunda graduação e não se formou na Unesc.

30% – Egresso da Unesc e quer fazer segunda graduação e para formados do Colégio Unesc que estudaram todo o Ensino Médio na instituição.

35% – Para quem tem 45 anos ou mais; e para moradores da Amesc e da Amurel.

40% – Transferência coletiva (grupos de 10 pessoas ou mais)

50% – Especial empresas parcerias para colaboradores com mais de dois anos de vínculo com a empresa parceira da Unesc; Funcionário Público. Esse percentual também vale para Educação Comunitária. Neste caso deve-se realizar perfil socioeconômico e apresentar renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos. Também há o Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos, e do Programa de Equidade Racial para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas com renda per capta para quem recebe até três salários mínimos. Para ingressantes em diversas fases o desconto é de 50% apenas na primeira mensalidade.

100% – Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio e do Programa de Equidade Racial para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas com renda per capta de até 1,5 salário mínimo.

Programa Volte a Estudar – 60% na primeira mensalidade e nas demais 25% para quem evadiu do seu curso da Unesc e 20% para quem evadiu do seu curso em outras instituições.

Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433. Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626. Se estiver interessado nos cursos técnicos o telefone para contato é o (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Por Daniela Savi

<strong>Tecnologia alinhada à educação</strong>