A Região Sul receberá em breve uma estrutura serviço aeropolicial para atendimento às ocorrências policiais e de emergência. A decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira, 5, durante audiência do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, com o Governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. O Sul do estado era a única região a não contar com uma estrutura de socorro aéreo. Todas as outras regiões já foram contempladas com o serviço.
Segundo o Governador, a ida da aeronave para atuar na Região Sul, não só reforçará o aparato da Segurança Pública na região como também poderá ser empregado na Defesa Civil e no transporte de órgão.
O secretário César Grubba informou que além do helicóptero, oito policiais com diferentes técnicas e armamento pesado vão fazer parte do atendimento da base. “O helicóptero que vai atender a região está em Curitiba, onde passa por revisão completa. Assim que estiver pronto, com previsão de 30 dias, ele será levado ao sul do Estado para dar início aos trabalhos. Esta base aérea em Criciúma vai completar a cobertura do Serviço Aeroespacial já existente em outras regiões do Estado”, finalizou Grubba.
A aeronave ficará baseada em Criciúma para atendimento a toda região Sul. Segundo o Secretário da Segurança, o objetivo é instalar a nova estrutura no prazo de 30 dias. Já o delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz, explicou que a estrutura de Florianópolis será transferida para Criciúma facilitando, assim, a ativação do serviço no Sul do estado.
Hoje a Polícia Civil conta com dois helicópteros atuando no socorro aéreo. Um baseado no Serviço de Fronteira, o SEARFRON e outra na Capital. “Com esta nova estrutura no Sul, hoje todas as regiões do Estado contam com serviço de socorro aéreo”, comemorou o Delegado Geral.
Também participaram da audiência o Delegado geral Adjunto, Marcos Ghizzoni e o Deputado Luiz Fernando Vampiro.