O último sobrevoo da temporada 2023 de avistagem de baleias-francas em Santa Catarina constatou a presença de 14 gigantes da espécie (sete fêmeas acompanhadas de filhote – Fefis) no Litoral Sul do estado. O monitoramento de helicóptero foi realizado neste domingo, 5, ao longo de toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão (SC), estendendo-se até Torres (RS).
A iniciativa é parte das atividades do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba e contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.
A varredura de novembro encontrou cinco Fefis entre as praias D’água e do Porto, em Imbituba, além de dois Fefis na praia do Sol, em Laguna, o que indica a proximidade do fim do período anual de avistagens.
O cenário já era esperado pela equipe técnica que participou do sobrevoo. Conforme explica Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFRANCA, “nesta temporada, em função do grande número de baleias, tínhamos a expectativa de que fosse mais longa que ano passado, e agora no sobrevoo isso se confirmou, com as baleias que ainda estão na região”. Em setembro, no pico da temporada, foram registradas 225 baleias-francas. “Foi uma temporada com muitos nascimentos, o que é fundamental para a recuperação populacional da espécie”, destacou Groch.
O programa
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba está ocorrendo desde o dia 1º de julho e vai até o dia 30 deste mês. Além dos sobrevoos, há diariamente equipes de campo realizando a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira.
“A presença de baleias na nossa costa é um indicador extremamente positivo, principalmente por se tratar de uma espécie que ainda está ameaçada de extinção no Brasil. Ao mesmo tempo, o fato de Imbituba ser o principal ponto de concentração dos indivíduos ressalta a importância da manutenção do monitoramento para garantir a segurança e a conservação dessas gigantes, em harmonia com a continuidade das operações portuárias”, apontou Paulo Márcio de Souza, gerente de Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.
A baleia-franca conta com uma população estimada em cerca de 500 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. Os números são resultado da tese de doutorado de Eduardo Renault Braga, contemplando uma análise de 15 anos de dados dos sobrevoos de monitoramento da espécie.
Um técnico do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, órgão licenciador, também acompanhou parte deste sobrevoo de novembro.