Só aguardando os próximos capítulos

Na sessão da Câmara de Vereadores de Nova Veneza desta terça-feira, 18, o projeto de emenda impositiva, que possibilitará aos vereadores destinar recursos à entidades públicas do município foi aprovado. O destaque na votação foi o voto do vereador de situação Cadi Ugioni (PSD).

Queda de braço

A mesa diretora da Câmara tentava emplacar o projeto há meses, porém, sem a quantidade de votos necessária, pois a proposta era barrada por pressão da administração municipal junto aos seus vereadores.

O rio seguia seu curso

Para aprovação o projeto precisava ser votado em dois turnos, sendo que no primeiro os vereadores até votaram a favor, mas tudo indicava que no segundo turno a situação votaria contra, exatamente como na primeira tentativa de aprovação do projeto meses atrás. 

Surpresa

Tudo mudou momentos antes de começar a sessão em uma reunião entre o presidente Evandro Gava, o vereador Cadi Ugioni e o presidente do PSD Clovis Steiner.

Oficialmente

Questionei o Cadi sobre a mudança de postura, ele relatou que votou à favor porque o projeto é bom para as entidades. Perguntado se a partir de agora ele será oposição respondeu que isso só depende da postura do prefeito.

Porém…

O pedido de desfiliação da secretária de educação Hérica Felisberto, feito nesta quinta-feira,  20, parece ser o capítulo final na queda de braços entre a secretária e o seu agora antigo partido, o PSD, que há tempos pedia sua cabeça, mas não era atendido pelo prefeito Rogério Frigo. A saída de Hérica poderá em breve levar outros filiados a tomarem a mesma decisão.

Ignorados

O PSD havia dado dia e hora para que o prefeito resolvesse o impasse, como não foram atendidos, seu vereador votou com a oposição e ajudou na aprovação das emendas impositivas impondo a derrota ao executivo.

Apaixonados

Com a eleição em SC, em teoria já cravada na vitória de Jorginho Mello (PL), o que mais teve nos últimos dias é político declarando amor eterno pelo senador, inclusive em coro em ritmo de gincana de 5ª série “Euuuu jáááá sabiaaaa!”. Agora fica fácil, mas faz parte do jogo.

Meme Jorginho Mello

Adesivaço

Ao meu ver a organização do adesivaço em prol da reeleição do presidente Bolsonaro que deve ocorrer no próximo sábado, 22, às 9h22 no pátio do posto São Marcos no Centro de Nova Veneza, errou ao vincular a organização do evento basicamente a políticos do PSDB. 

Tiro no pé

Em Nova Veneza a eleição municipal é polarizada há muito tempo, metade pra um lado e metade pro outro. Ao vincular o adesivaço anunciando lideranças tucanas como estrelas do evento, perdeu-se a oportunidade de abraçar simpatizantes dos dois lados. Por conta disso, muita gente que no município não vota no PSDB deixará de comparecer.

Por outro lado…

Agora esse “erro” pode não ter sido um erro, mas sim uma estratégia para depois do segundo turno. É sabido que o comando do PL em Nova Veneza está sendo cobiçado por várias lideranças políticas que no passado não compraram a ideia do PL neoveneziano, e que hoje já trabalham nos bastidores para tomar na marra o comando do partido em Nova Veneza. Hoje o PL está nas mãos do ex-prefeito Édio Minatto e do ex-vice-prefeito Zé Spillere. Tic-tac, tic-tac.

Sem voto

Nessa de assumir o PL, já escutei alguns nomes e grupos, uns bem fortes que fariam qualquer deputado se apaixonar e apoiar o movimento, já outros nomes sem chance alguma e que não agregam nem dois votos em uma campanha municipal.

Pressão

O vereador Maykon Michels (MDB) tem provocado a ira dos eleitores do ex-hóspede da carceragem da Polícia Federal em Curitiba. O vereador em sua fala livre na tribuna tem sentado a pua no candidato à presidência pelo PT. Eles contestam as duras críticas que o vereador tem feito e alegam que o lugar não é para propaganda política. Apesar das reações Maykon só dá de ombros e toca o barco.