Equipamento criado por meio de Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) mostra perdas de redes elétricas das cooperativas de eletrificação, dando fim ao famoso “gato”.
Os três anos dedicados à pesquisa na redução de perdas elétricas para 17 associadas da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarinada (Fecoerusc) valeram a pena. Projeto desenvolvido pela Satc, Ufsc e Plan4 Engenharia criou um sistema capaz de minimizar o furto de energia em casas e estabelecimentos. A iniciativa recebeu o reconhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e começa a ser executada pelas permissionárias nos próximos meses.
O software e hardware criados fazem parte do primeiro projeto de P&D de permissionárias da região. Os resultados serão aplicados e resultarão em economia de energia e no bolso do consumidor. “Toda diminuição de perdas, que é a finalidade do sistema, significa redução de tarifa. Por isso estamos com sentimento de dever cumprido com o sistema elaborado”, observou o gerente do projeto, Jefferson Spacek.
A iniciativa foi reconhecida pela Aneel e recebeu o conceito “bom”. Dos critérios avaliados, o destaque fica por conta da relevância e aplicabilidade, com notas 5 e 4 respectivamente, em uma escala máxima de 5. “Estes números reforçam a credibilidade da Satc no âmbito das pesquisas aplicadas do setor elétrico para torná-las cada vez mais eficientes”, afirmou um dos pesquisadores João Motta.
O projeto funciona com um aparelho colocado nas redes de distribuição de emergia. O equipamento emite dados sobre possíveis perdas técnicas ou comerciais, sejam elas por falha de equipamento ou furto energético. As informações são recebidas e computadas, gerando um relatório de onde e como esta perda está acontecendo, fazendo com que a equipe possa agir e combater o desperdício ou os famosos “gatos”.
Para o coordenador do projeto Vilson Coelho, o sistema motiva acadêmicos e docentes à produção do conhecimento. “Resultados como estes melhoram a imagem da instituição e incentivam os alunos e docentes a pesquisarem”, comentou.
Anderson Spacek, também pesquisador do projeto, acredita que o estudo oxigena ideias e faz a instituição estar sempre atualizada. “Numa iniciativa dessas, a instituição melhora equipamentos e aprimora o envolvimento dos docentes na pesquisa”, enfatizou.
Coopera instala equipamentos
Conforme Jefferson Spacek, gerente do projeto, a Cooperativa Pioneira de Eletrificação, a Coopera de Forquilhinha, já está em fase de instalação no sistema elaborado pela Satc. A partir de março, a permissionária irá instalar o novo aparelho em locais estratégicos para evitar furtos e desperdício de energia.
“A primeira fase do projeto foi realizada com sucesso, que foi o reconhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), agora utilizaremos o que foi desenvolvido para reduzir as perdas e beneficiar os associados/consumidores”, finalizou.