Apresentar um ou mais destes sinais já é o bastante para que a mulher procure tratamento com especialista
Segundo dados de 2010 da Organização Mundial da Saúde, de 186 milhões de casais em idade reprodutiva, 25% apresentam algum problema de infertilidade.
Há alguns sinais entre o público feminino que podem indicar quando há algum problema de fertilidade adiando a gestação. Vale lembrar que é essencial que a mulher procure um especialista para a prescrição de exames que poderão detectar o tipo de problema.
7 sinais que indicam problema de fertilidade feminina
1 – Menstruação irregular
Se a mulher sofre há algum tempo com a menstruação irregular, pode ser um indicativo de algum problema que afeta a fertilidade. As causas de irregularidade menstrual podem ser emocionais, hormonais e até nutricionais. Outros problemas mais graves podem estar associados como a endometriose ou a síndrome dos ovários policísticos.
2 – Vida Sedentária
Uma vida sedentária regada por hábitos como tabagismo e consumo regular de álcool também podem interferir na fertilidade. Vários processos do metabolismo são afetados, diminuindo a fertilidade feminina.
3 – Tratamento quimioterápico ou com radiação
Tratamentos invasivos afetam diretamente a fertilidade feminina. É comum ver relatos de mulheres que após tratamento contra o câncer engravidaram normalmente. Mas uma opção para garantir a possibilidade de uma gestação também pode estar no congelamento de óvulos antes da submissão ao tratamento.
4 – Gravidez após os 35 anos
Acima dos 35 anos de idade, ocorre a queda nos níveis hormonais e, além disso, a quantidade de óvulos também se reduz. Sendo assim, uma gravidez após essa faixa etária pode se tornar mais dificultosa.
5 – Doenças Crônicas
Problemas como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol alto, entre outros, podem afetar diretamente a fertilidade feminina. Se a mulher sofre de algum problema, é indicado que realize tratamento adequado para o controle da doença.
6 – Estar acima do peso
Problemas com o peso geralmente estão associados com a desordem hormonal e desequilíbrio nutricional. A consequência pode ser a infertilidade. Há muitos casos em que apenas uma mudança na dieta e prática de exercícios físicos já são o suficiente para regular os níveis hormonais e normalizar o período fértil.
7 – Deficiência de Nutrientes
Na maioria dos casos de infertilidade é provado que a mulher não apresenta os níveis regulares de nutrientes no organismo. Tem sido cada vez mais comum nos Estados Unidos, a procura por suplementos para a fertilidade. No Brasil, o portal Trocando Fraldas, também pioneiro no oferecimento de suplemento para a fertilidade, esclarece que uma única cápsula é capaz de repor os nutrientes essenciais no organismo feminino.
A maioria dos casos de infertilidade feminina é reversível, até mesmo em casos mais complexos quando a mulher sofre de endometriose ou se submeteu a tratamentos invasivos contra o câncer. O importante é buscar auxílio especializado e agir com positividade.