Seminaristas do Caravaggio participam de curso de cerâmica na Satc

Aula semanal reúne oito jovens que estão em formação no Seminário de Nossa Senhora do Caravaggio.

A arte de moldar o barro está presente em trechos da Bíblia. Ser como o barro e se deixar influenciar por Deus e pela sua força. Essa é uma das inspirações dos jovens seminaristas que participam das aulas do curso de cerâmica da Satc. Uma vez por semana, nas manhãs de segunda-feira, os oito seminaristas vem para a escola para moldar o barro e dar a ele formas novas. O grupo do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio participa do curso até o final do ano. “Estou gostando muito, é uma experiência diferente. As aulas despertam a criatividade e também atuam de maneira terapêutica”, afirma o seminarista Eduardo da Silva Martins, 22 anos.

Desde o mês de março, quando começaram as aulas, os jovens já aprenderam a trabalhar com o torno e também a moldar as peças de maneira manual. “Eles são alunos aplicados e muito criativos. Não é à toa que já produziram muito”, ressalta a professora Zaira De Luca. Junto com o professor Josimar Cruz, Zaira ministra as aulas e estimula a criatividade dos seminaristas.

O projeto “Cerâmica como filosofia de vida” é uma parceria da Satc com a Diocese de Criciúma. “As aulas são especiais. Quando trabalhamos com o manual fica mais fácil. Mas os professores estimulam a prática com o torno, para aprendermos mais”, destaca o seminarista Luan Pasini, 22. Bandejas, vasos, jarros e pequenos potes são alguns dos itens já produzidos pelos alunos. Cada um dos oito já produziu cerca de 15 peças. A maioria poderá ser conferida na festa julina que o seminário promove no mês de julho.

Redação Portal Satc

Seminaristas do Caravaggio participam de curso de cerâmica na Satc

Seminaristas do Caravaggio participam de curso de cerâmica na Satc