Por Willians Biehl
Doada pelo governo de Veneza na Itália e com chegada à Nova Veneza em 2006, a gôndola Lucille é considerada o grande catalisador do turismo no município, juntamente com outros importantes investimentos públicos e privados no setor.
Seguindo a receita que deu certo, o governo municipal decidiu investir em uma segunda gôndola, que por sua vez, navegará com turistas por um canal que será construído no centro da cidade.
“Ainda não está definido, mas nosso plano é expor a nova gôndola durante a festa, depois, uma das duas irá para um depósito onde aguardará o canal ficar pronto,” revelou a secretária municipal de cultura, esporte e turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni.
A embarcação, que já existia, foi reformada e mantida com seus adornos e entalhes originais. O trabalho de reforma em um estaleiro em Veneza na Itália, já está quase finalizado pelo artesão italiano Franco Vianello. A previsão é que deva chegar à Nova Veneza até o aniversário do município em junho deste ano.
“As pessoas que visitam Nova Veneza terão a oportunidade não só de ver e fazer fotos, mas sim de fazer um passeio de gôndola. Vai ficar para a história do nosso município, pois será um marco muito forte para o turismo da nossa cidade,” afirmou o prefeito Rogério Frigo.
O facilitador da nova gôndola, o italiano Bruno Moretto, falou sobre o significado da chegada da nova embarcação. “A gôndola é símbolo de unidade entre a ‘velha’ Veneza e a ‘nova’ Veneza. Unidade de sentimentos. Outras cidades possuem gôndolas, outras poderão adquirir, mas nada se compara ao forte gesto simbólico que a embarcação representa para as duas ‘Venezas’,” disse Moretto.
Lucille, a primeira gôndola a chegar no município é uma das únicas no mundo doada oficialmente pelo governo de Veneza na Itália. Já para a aquisição da segunda embarcação, foram investidos cerca de 26 mil euros com recursos do governo municipal.