SC se prepara para dias de chuva persistente e volumosa

Santa Catarina deve enfrentar uma sequência de dias marcados por chuvas persistentes e volumosas, que podem trazer riscos de alagamentos e deslizamentos. As regiões mais afetadas serão o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, além do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

De acordo com as previsões meteorológicas, espera-se que as chuvas persistam durante os próximos dias, com totais médios variando entre 50 e 80 mm nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Já nas áreas do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, os acumulados médios podem atingir de 80 a 130 mm. 

No Litoral Sul, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, os volumes pontuais podem chegar a 200 a 300 mm. 

A previsão para a segunda-feira (10/07) indica um tempo instável em Santa Catarina, com céu encoberto e chuva generalizada em todo o estado. O risco de temporais localizados é maior nas regiões do Extremo Oeste e Oeste. No entanto, no final do dia, espera-se uma melhora nas áreas que fazem divisa com o Paraná. As temperaturas serão mais baixas devido à cobertura de nuvens, e os ventos serão predominantemente de nordeste a noroeste, fracos a moderados, podendo variar para sudoeste com rajadas no Litoral Sul. A situação meteorológica é influenciada pela presença de um cavado (área de baixa pressão) no Sul do Brasil e a chegada de uma frente fria ao litoral catarinense.

Na terça-feira (11/07), o cenário climático permanece instável, com nebulosidade e chuva persistente em todo o estado. Os totais mais elevados são esperados entre o Planalto Sul e Litoral Sul, onde existe um maior risco de temporais localizados, principalmente nas regiões do Extremo Oeste e Oeste. Ao longo do dia, pode haver períodos de melhoria, principalmente no norte de Santa Catarina. As temperaturas continuarão baixas devido à cobertura de nuvens, e os ventos soprarão predominantemente do noroeste ao sul, fracos a moderados. 

A quarta-feira (12/07) será caracterizada por nebulosidade variável e chuvas mais persistentes, com totais mais elevados entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. Isso ocorrerá devido à formação de um ciclone extratropical entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. No período da tarde, aumenta o risco de temporais localizados, especialmente nas regiões do Extremo Oeste e Oeste. As temperaturas terão uma pequena elevação, e os ventos intensificarão de nordeste a noroeste, sendo moderados, com rajadas de 50 a 65 km/h.

Em caso de emergência você deve acionar a Defesa Civil no número 199 ou o Corpo de Bombeiros no número 193.

Na quinta-feira (13/07), a chuva persistirá em Santa Catarina, com totais mais elevados entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, devido à presença de um ciclone extratropical próximo à costa. Ao longo do dia, o tempo melhora entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, à medida que o ciclone se afasta em direção ao alto mar. As temperaturas terão um declínio acentuado com a chegada de uma massa de ar frio, e os ventos soprarão predominantemente do noroeste ao sudoeste, sendo mais intensos na faixa leste, com rajadas de 80 a 100 km/h no Litoral e Planalto Sul.

Já na sexta-feira (14/07), espera-se um aumento da nebulosidade durante a madrugada e manhã no oeste e sul de Santa Catarina, porém, ao longo do dia, predominará o sol na maioria das regiões. As temperaturas permanecerão baixas devido à presença da massa de ar frio, e os ventos soprarão do sudoeste ao sul, fracos a moderados, com rajadas de 50 a 60 km/h no Litoral durante a madrugada e manhã.

Serviço de alerta da Defesa Civil SC via SMS

Para receber as notificações de emergência, o cidadão pode enviar uma mensagem de texto (SMS) com os CEPs (pode cadastrar mais de um endereço) que deseja ser monitorado para o número 40199. A mensagem não tem custo.