Saúde: Votação nos Hospitais deverá aprovar greve da categoria

As urnas para votação da paralisação serão disponibilizadas nas trocas de turnos dos hospitais e nas clínicas na quinta e sexta-feira.

Nas Assembleias com votação secreta que acontecem nos dias 12 e 13 nos hospitais e clínicas da região, os mais de cinco mil trabalhadores deverão aprovar greve da categoria a partir da próxima terça-feira, 17 de dezembro. São 15 hospitais no sul de Santa Catarina. Na Assembleia realizada hoje na sede provisória do Sindicato em Criciúma, eles sinalizaram pela rejeição da última proposta patronal de 2% de ganho real e R$ 850,00 no piso oferecido na sexta rodada de negociação no dia três de dezembro.

Segundo Cleber Ricardo Cândido, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), existe um sentimento de indignação e revolta pelos trabalhadores que mais uma vez estão sendo desvalorizados pela classe patronal. “Uma total falta de respeito às propostas apresentada pelos trabalhadores e rejeição das 30 cláusulas. Além do índice de 12%, a categoria quer direito ao descanso semanal com remuneração na jornada 6 x 6 e 12 horas no final de semana, piso por função e fim do banco de horas.

Cleber avalia que mesmo com falta de mão de obra na maioria dos setores como nos técnicos de enfermagem, auxiliar de farmácia eles não são valorizados. “Os técnicos de enfermagem que são 80% do atendimento direto dos pacientes tem um salário de R$ 1.200,00 uma vergonha”, pondera o sindicalista. A data-base é 1º de novembro. A pauta foi aprovada nas 13 Assembleias que aconteceram nas instituições da região no mês de setembro e inicio de outubro.

Maristela Benedet