A Satc iniciou as instalações dos novos servidores de alto desempenho que vão aprimorar o retorno das aulas. Por conta das normas de isolamento social, o segundo semestre está sendo planejado para ocorrer de maneira híbrida, ou seja, com aulas presenciais e de forma remota, e a ampliação na infraestrutura digital da instituição vai possibilitar que os alunos tenham acesso aos conteúdos com melhor tempo de resposta. As aulas retornam, em todos os níveis de ensino, na próxima segunda-feira, 3 de agosto, de maneira remota, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.  

“O conjunto de servidores novos vai garantir melhor performance em termos de processamento de dados e de volume de pessoas atuando simultaneamente. Esse é o maior investimento em TI que fizemos em todos os tempos. Está sendo importante e necessário para contribuir para as aulas remotas. Junto com outras ações mostra como estamos sempre procurando melhorar”, pondera o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.  

A ideia é abranger toda a área de site, portais e sistemas de ensino. Conforme Joni Storck, analista de suporte técnico da HP, empresa responsável pela instalação dos servidores, é um equipamento de alta redundância, que, praticamente, anula o índice de queda. “É um equipamento de muita confiabilidade e eficiência. A linha Prolight (adquirida pela Satc) tem mais de 20 anos de expertise, isso faz com que o tempo de resolução de problemas seja muito rápido e eficaz”, explica. 

O analista também ressalta que os servidores, além de terem suporte de força direta e canal direto para fazer abertura de chamado, também contam com um sistema de monitoramento e gerenciamento do equipamento. “Caso haja algum problema, o sistema abre um chamado automaticamente e é disparado um técnico para fazer atendimento na região”, acrescenta. 

Outro diferencial oferecido pela Satc será a utilização da tecnologia chamada de Virtualização de Desktops para uso de softwares da Adobe. Com essa tecnologia, os usuários não ficarão  dependentes de uma só máquina do laboratório, e sim, terão acesso em qualquer laboratório da instituição. Todas essas melhorias já devem estar disponíveis em agosto, no início do segundo semestre.