Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

Temperos naturais têm efeitos terapêuticos em pequenas doses.

Temperar os alimentos com ervas, além de ser uma ótima forma de reduzir o consumo de sal, agrega uma série de benefícios à saúde.

As pessoas usam muitos temperos artificiais ou produtos químicos, quando os temperos naturais, mesmo desidratados ou em pó, acrescentam nutrientes e sabor aos alimentos. Recomenda-se que as ervas sejam usadas frescas.

Entre os temperos mais comuns, estão o orégano, a salsinha e o manjericão. Mas também existem opções como o endro, que ajuda a aliviar cólicas intestinais, e o tomilho, com propriedades expectorantes e vermífugas.

Confira uma lista de temperos e seus benefícios:

Orégano

Uso culinário: O orégano pode ser usado em molhos à base de tomate, massas, vegetais refogados, saladas e pizzas. O sabor e as propriedades terapêuticas se perdem com o cozimento, por isto deve ser colocado no final da preparação.

Uso terapêutico: É digestivo e diminui a formação de gases. Pode ser tomado puro ou adicionado a outro chá digestivo, como o de camomila, erva doce, cidreira, hortelã ou capim limão. Após as refeições, para diminuir as fermentações digestivas.

Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

Alecrim

Uso culinário: É uma erva de sabor picante e amargo. Dá sabor especial em carnes de frango, batatas, risotos, carnes exóticas (caça) e ovinos.

Uso terapêutico: Serve como tônico cardíaco e tem ação no pulmão e fígado. É um estimulante geral e hipertensor, é digestivo, reduz a formação de gases, e tem propriedades antioxidantes (que combate os radicais livres do organismo).

Cuidados: Como é hipertensor, o chá, em uso contínuo, não deve ser utilizado por pessoas com hipertensão (pressão alta).

Curiosidade: o cheiro de alecrim tem fama de manter a pessoa alegre. Também é considerado um símbolo de amizade.

Sálvia

Uso culinário: Pode ser usada como tempero de carnes de gado, carneiro, pato, manteigas, omeletes e também combina com tomates. É especial para frango assado na brasa (galeto).

Uso terapêutico: É utilizada como digestivo e combate gengivite e faringite. Friccionada nos dentes e gengivas faz assepsia e clareia os dentes.

ENDRO (também  conhecido como aneto ou dill)

Uso culinário: As folhas são usadas em saladas, peixes, frutos do mar, batatas, repolho, couve-flor e raízes. As sementes podem ser usadas em carnes ou em conservas, saladas e molhos de iogurte. As sementes moídas são usadas também em massas de tortas e biscoitos.

Uso Terapêutico: É indicado para o tratamento de distúrbios digestivos, falta de apetite e indigestão. É um dos ingredientes usados para aliviar cólicas intestinais.

Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

Salsa

Uso culinário: Na cozinha, usamos a salsa em qualquer tipo de alimento salgado. Ela deve ser acrescentada no final do cozimento para não perder o aroma.

Uso terapêutico: A salsa é diurética, combate os gases intestinais, facilita a expectoração, melhora a digestão, abre o apetite, contém grande quantidade vitamina A, vitaminas do grupo B e minerais.

Tomilho

Uso culinário: Compõe o grupo das Ervas de Provença, junto com a sálvia, segurelha e alecrim. Aromatiza carnes e guisados, tempera alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Também dá sabor especial a caldos, sopas e marinados.

Uso Terapêutico: Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.

Ervas finas

Composição: salsa, cebolinha, estragão e tomilho.

Uso culinário: Podem ser usadas em molhos de saladas, peixes, ovos, molhos de tomate, aves, carnes, cordeiro e vegetais cozidos. Adicione sempre no final do cozimento.

Manjericão

Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

Uso culinário: É o principal ingrediente do tradicional molho pesto. Usado em pizzas, omeletes, saladas, massas, assados, molhos, sopas, queijos e carnes. Também no tempero de berinjela, pimentão, sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados. Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Combina muito bem com outras ervas.

Uso Terapêutico: Chá usado para gastrite, azia, nervosismo e instabilidade.

Como é que se come isso?

Massas: não se usa faca para cortá-las, não importa o formato. As de fio (espaguete): aqui a paciência é amiga da elegância. Você vai ter que comer pouco a pouco, nada de enrolar uma quantidade enorme de fios. Pegue (“espete”) com o garfo apenas uma pequena porção, que, ao ser enrolada (vá girando o garfo), não ficará enorme nem difícil de colocar na boca. Evite usar faca ou colher, mas também é aceitável.

Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

Frango assado: nada de sair pegando com as mãos. Use garfo e faca e vá separando a carne dos ossos, delicadamente.

DICA: Numa reunião formal (ou nem tanto), observe o anfitrião: se ele usar a mão, está liberado.

Saborosos e terapêuticos: Conheça os benefícios de oito temperos

cezarmartins02@hotmail.com
whatsapp – (48) 99964-7238