
Olá querido leitor! Rosa é considerada a cor do amor, da feminilidade, do carinho, da parcimônia, além de, segundo a psicologia, nos transmitir todos esses sentimentos, os tons de rosa são a cor chave do mês de outubro, dedicado as campanhas de prevenção do câncer de mama, com incentivo ao autoexame e à mamografia. Já que essa matiz linda que tem tudo a ver com a primavera está tão em alta no momento, porque não trabalha-la na decoração de nossos lares? Ainda dá tempo! Então, vamos lá, ver algumas dicas práticas de como inclui-lá no seu dia-a-dia por meio da ambientação de nossos cantinhos mais especiais.
Para o ano de 2016 o Instituto Pantone, autoridade mundial em cores, escolheu duas tonalidades chave para reinar em todos os campos do design, sejam eles a decoração, a moda, ou o design de produto. Esses dois tons são o azul serenity e o rose quartz, duas cores esmaecidas e que compõem-se muito bem entre si. Para 2017 algumas nuances mais enérgicas foram eleitas, porém, já nos foi informado que os dois destaques de 2016 continuarão muito validos, inclusive, mantendo-se na paleta de relevância principal.
Com esse advento, encontrar objetos nas mais diversas tonalidades de rosa se tornou muito mais corriqueiro, principalmente no Rose Quartz, o que aumenta o nosso poder de escolha na hora de decorar com esse matiz. O fato de a tonalidade de rosa mais famosa do momento ser uma variação pastel, também facilita e muito a nossa vida, pois, combiná-la com as demais nuances existentes em um ambiente não se torna uma tarefa tão difícil.
A primeira regra para ambientar um espaço com rosa e não deixa-lo com ares infantis, é não abusar. O matiz deve ser pontual, caso você o utilizar em superfícies maiores como paredes, tente suavizá-lo lançando mão de outros tons de equilíbrio no ambiente, como o branco, o cinza, ou paletas que remetam a naturalidade, como os verdes saturados ou os amadeirados. Considerando que a tonalidade rosada na verdade é uma variação do vermelho, sendo que se obtém o mesmo por uma adição de branco ao pigmento carmim, adicionar objetos nessa nuance mais pesada ao espaço pode trazer o ar mais maduro que se busca quando se investe em um ambiente como um dormitório adulto ou uma sala, por exemplo.
Porém, a dica de usar o rosa com pontualidade, é sempre a mais coerente, afinal, cores mais marcantes podem pesar na decoração e acabar cansando o usuário, que se torna infeliz com o ambiente. Logo investir em uma base neutra e utilizar-se de objetos ou mobiliários menores que podem ser facilmente substituídos ou reformados é a melhor pedida. Confira abaixo alguns ambientes onde o rosa foi utilizado com total sucesso:
Já nesta imagem a base cinza escura pesou bastante o ambiente, dando ares de modernidade à ele. O tom rosa bastante vibrante aparece apenas na mesa de centro, sendo harmonizado com os demais objetos em amarelo e púrpura. Uma combinação mais ousada, sem dúvida alguma.
Gostou das dicas da matéria dessa semana? O nosso tema seguinte será a tonalidade azul, visto que a próxima semana marca o inicio do Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Uma ótima semana à todos!