No dia 28 de setembro, quinta-feira, às 20h, a Camerata di Venezia apresenta seu mais novo concerto Rock Strings!! Nesta apresentação, a orquestra promete arrepiar o público com muito rock e interpretações de músicas de cinema e de desenhos animados.
O concerto será realizado no Teatro Municipal (Palazzo Delle Acque) de Nova Veneza com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube. Hoje em dia, as orquestras demonstram sua versatilidade ao apresentar obras de gêneros musicais antes inimagináveis para essa formação instrumental.
Para o programa do concerto, são apresentados arranjos de músicas famosas de Rock, Trilhas de Cinema e Cartoons. Os cartoons são, tradicionalmente, embalados por obras do repertório sinfônico, em que os instrumentos da orquestra produzem os efeitos sonoros. Geralmente é o primeiro contato das crianças com este tipo de repertório e introduz essa familiaridade sonora no futuro adulto.
A música de cinema é uma das mais incríveis fontes da criação musical, de ampla e absoluta aceitação do público. Já os arranjos de Rock e Pop Rock, são uma reação positiva em busca de diminuir a distância entre os gêneros musicais, em que as orquestras criam novo traje para os sucessos de astros do Rock.
O evento conta com medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição por Voz da Visão e intérprete de Libras da AcessiLibras. No dia seguinte a este concerto, 29 de setembro, a Camerata apresenta o concerto “Música no Tempo” em Laguna, com o repertório especial da série. O concerto será realizado no Cine Teatro Mussi na sexta-feira às 20h com entrada gratuita e transmissão ao vivo.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil e Imbralit por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Imepel e Librelato. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência Bacharel e Mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do estado de Santa Catarina – UDESC. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais
de 30 anos.
Programa:
Tema de Cartoon Medley / Zamai
Tema de Os Vingadores: The Avengers
Tema de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas
Tema de 007: James Bond
The Magical World of Pixar
Tema de As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian
The Beatles | Yesterday, Eleanor Rigby e Hey Jude
Kansas | Dust in the Wind
Michael Jackson | Thriller
Amor, Sublime Amor (West Side Story): The Dance at the Gym: Mambo
Camila Cabello | Havana
Tema de Nasce Uma Estrela: Shallow
Coldplay | Clocks
Queen | The Best of Queen
Temporada 2023
O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2023” iniciou em abril e vai até dezembro, e prevê 20 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos em 10 concertos em Nova Veneza e mais 10 em cidades vizinhas da região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música erudita e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região. Os concertos contam com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago.
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza, localizada ao sul do estado de Santa Catarina. Como instituição cultural, proporciona à comunidade o contato com a música orquestral, mais conhecida como música “clássica” ou música de “concerto”. Os músicos são naturais da região e por mais de 10 anos o desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
Em 2017, os concertos profissionais ganham grande aceitação de público e crítica. Em 2019 vem o primeiro lugar no edital de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle do Governo do estado de Santa Catarina. Em 2020 e 2021 foi contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para turnês pela região sul do estado.
Moisés de Souza, idealizador e fundador da orquestra, iniciou seus estudos de violino entre
os anos 1998 e 1999. Foi aluno do maestro Antônio Luiz Urnau e posteriormente com a
violinista Isabela Köenig. A partir do ano 2002 passou a fazer aulas com o professor Luiz
Fernando São Thiago, com quem segue se aprimorando.
Canais de comunicação
Site oficial cameratadivenezia.com.br
Instagram @cameratadivenezia
Facebook facebook.com/cameratadivenezia
YouTube youtube.com/@cameratadivenezia
cameratadivenezia
#cameratanovaveneza
#cameratanv
#camerata2023
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura do Governo Federal.