Resenha do livro Doadores de Sono

Você leria um livro com o título: Doadores de Sono? Eu li porque além do título, a sinopse também prendeu minha atenção. Escrito por Karen Russel, a história é sobre uma epidemia que se espalhou nos Estados Unidos, que as pessoas perdem a capacidade de dormir. Dia após dia, sem conseguir cair no sono, os infectados vão definhando até a morte. A única esperança para estas pessoas é a organização Corpo do Sono, que recruta pessoas, que dormem e sonham saudavelmente, para doar um pouco de seu sono e assim salvar vidas.

Tudo segue normalmente na Corpo do Sono que tem Trish Edgewater como a principal recrutadora de doadores. Ela trabalha há sete anos na organização e seu argumento é contar a história de sua irmã Dori, uma das primeiras a morrer vítima desta epidemia. A Corpo do Sono é uma organização sem fins lucrativos e os que precisam de doação se inscrevem em uma fila de espera e a maioria das pessoas que recebe uma doação fica curado e volta a dormir normalmente, só que antes de receber o sono, é preciso fazer testes de compatibilidade.

doadoresdesono

A história é narrada na primeira pessoa por Trish Edgewater, então o que se sabe é sua versão, seus sentimentos, seus conflitos, suas preocupações, não há outra versão na história. E ela se sente esperançosa quando encontra a Bebê A, que é uma doadora universal. O sono desta menina pode ser usado em qualquer pessoa que ficará curada. E no meio desta descoberta surge o Doador Q, que espalha um pesadelo que ninguém consegue descrever, mas que torna todos resistentes em relação ao sono, podem dormir, mas não querem para não passar por aquele desespero. E o sono da Bebê A é como um antídoto, cura os infectados com o sono do Doador Q.

Então Trish descobre um segredo, algo que já tinha cogitado, mas não tinha coragem de admitir. E a dúvida é sua pior inimiga, não sabe se conta o segredo ou o mantém bem guardado. Assim é o livro Doadores de Sono, que tem um tema original, mas não se aprofunda. Senti falta de mais detalhes sobre o pesadelo do Doador Q, sobre como era feita a transfusão do sono, sobre o desfecho baseado na decisão de Trish, sobre o que passam os infectados com a insônia letal e muito mais. No meu entendimento a proposta da autora era mostrar os conflitos da protagonista, mas foi um desperdício da ideia que poderia ser mais bem aproveitada. Mesmo assim, gostei da leitura avaliando o enfoque dado pela autora na história.

Doadores de Sono, de Karen Russel – 166 páginas.