Resenha do livro Antes que o Café Esfrie

O título Antes que o Café Esfrie foi o que chamou primeiro a minha atenção em um dia que estava procurando algo diferente na livraria. Peguei o livro e ainda na capa li a pergunta: Se fosse possível viajar no tempo, quem você gostaria de encontrar? Não precisou de mais nada, foi o escolhido do dia e apesar de ser uma leitura rápida, com pouco mais de 200 páginas, as histórias são intensas e emocionantes.

Antes que o Café Esfrie foi escrito pelo japonês Toshikazu Kawaguchi e tem quatro histórias que são Os Namorados, Marido e Mulher, As Irmãs e Mãe e Filha. Tudo se passa em um café pequeno e diferente e apesar de cada uma das histórias serem únicas, o ambiente e os personagens são os mesmos. E muito já foi falado sobre este local, uma lenda urbana diz que é possível viajar no tempo. Você já pensou nisso?

Resenha do livro Antes que o Café Esfrie

Só que para viajar no tempo algumas regras precisam ser respeitadas e envolvem riscos. As mais importantes são que tem que voltar antes que o café esfrie e nada do que for feito ou dito durante a viagem no tempo poderá mudar o presente. Além disso, tem que sentar em uma cadeira específica, não pode sair da cadeira enquanto estiver lá e no passado só poderá encontrar com pessoas que já estiveram no café.

Então por que alguém quer ir para o passado se nada vai mudar? Os personagens têm seus motivos. O namorado de Fumiko vai embora, o marido de Kohtake está doente, a irmã de
Hirai tem um sonho e Kei precisa falar uma coisa com sua filha. A leitura desse livro vale cada momento, o presente realmente não muda, mas as pessoas podem mudar: um sentimento, uma crença, uma insegurança, uma dúvida, por exemplo, tornando a vida mais leve. E o tempo é curto, pois terão que voltar antes que o café esfrie.

Antes que o Café Esfrie, de Toshikazu Kawaguchi – 207 páginas.