Renata Bueno encontra-se com Papa Francisco

Na sala da Secretaria do Estado do Vaticano, na última quinta-feira pela manhã, o Papa Francisco recebeu a parlamentar ítalo-brasileira Renata Bueno e seus colegas- deputados e senadores eleitos na América do Sul.

Objetivo da visita foi saudar o Papa e demonstrar o carinho da consistente comunidade de italianos residentes no exterior e descendentes, que veem o Papa Francisco como seu guia espiritual e também como símbolo do fenômeno migratório que, por longos anos, caracterizou a história da Itália.

O encontro abordou vários temas. Desde a problemática questão do turismo sexual, tema que aflige sobretudo alguns países da América do Sul e do sudoeste asiático, até a luta contra a pobreza e violência.

A deputada Renata Bueno, muito emocionada, tratou em particular da violência contra a mulher, que ainda hoje angustia a América do Sul, de forma mais aguda na Venezuela.

Como se sabe, a adoção de medidas para a redução do elevado número de casos de violência doméstica foi algo de grande importância no ano passado, uma das propostas da deputada foi a adoção do chamado “botão do pânico”. Trata-se de um dispositivo eletrônico, ligado a uma Central Policial, acionado por mulheres em situação de ameaça, que já foi implantado com sucesso em alguns estados do Brasil.

Por fim, Renata Bueno saudou o Papa elogiando-o pelo seu papel fundamental na sociedade. “A Igreja católica esta vivendo um momento histórico importante graças à sua presença”, afirmou Bueno, que foi prontamente respondida pelo pontífice. “Cada um de nós deixa um traço na história”, respondeu o Papa, pedindo-lhe que rezasse para ele.

Susanna Galli

Renata Bueno encontra-se com Papa Francisco