Entusiasta e defensora da educação superior, a reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, obteve mais um importante reconhecimento: uma Moção de Aplausos dos vereadores de Criciúma pela nomeação ao Conselho Nacional de Educação (CNE). De autoria do vereador Daniel Antunes, a homenagem foi aprovada por unanimidade na Casa Legislativa e entregue oficialmente, na tarde desta terça-feira, 20, com a presença de autoridades, professores, líderes comunitários e colaboradores da Instituição.
O ato, além de reconhecer a capacidade técnica e liderança da reitora no ambiente de ensino superior brasileiro, também honra a região Sul e todo Estado e por todos os serviços relevantes prestados à sociedade, o que, para a reitora, é motivo de imensa alegria. “Estou honrada e feliz em viver este momento. Sinto-me profundamente agradecida e reconhecida por todos os vereadores. Acredito que o papel que podemos desempenhar junto ao Conselho Nacional de Educação é de grande importância para toda a educação brasileira, representada também pelo que produzimos aqui na nossa Universidade, na nossa cidade”, disse.
Luciane ainda lembrou que os parlamentares sempre foram solícitos com a Instituição. “Eles sempre trouxeram olhares externos que ajudam a qualificar ainda mais o que fazemos e são parceiros de nossas demandas e necessidades, de aprimoramento e de aperfeiçoamento”, comentou a reitora.
Para a presidente do Legislativo, Roseli de Lucca Pizzolo, a homenagem é muito merecida e é um grande reconhecimento por toda a dedicação e comprometimento da reitora. “Ela faz a diferença na nossa cidade e esta homenagem é muito justa”, sublinhou. “Esse é o reconhecimento do comprometimento de uma mulher frente à gestão de uma instituição tão grandiosa como a Unesc. Compartilho esta Moção com todos os vereadores”, comentou o autor da homenagem, vereador Daniel Antunes.
Eleito presidente da Casa Legislativa, o parlamentar Salesio Lima, que assume o cargo em 1º de janeiro de 2023, também falou da merecida homenagem. “Gosto de dizer que a Unesc é a nossa Universidade, pois ela está em todo o canto da região e merecidamente vem conquistando o seu espaço a cada dia”, enfatizou.
Também presente no ato, o deputado federal Ricardo Guidi estava acompanhado de sua mãe, Sandra Guidi, que faz parte do Conselho Estadual de Educação (CNE), cadeira ocupada também pela homenageada do dia. “Cresci ouvindo a importância da educação na vida das pessoas. Sem dúvida nenhuma a reitora leva o nome da Unesc e de Criciúma para todo o país, como Conselheira Estadual e Nacional de Educação e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Ficamos muito orgulhosos de poder estar ao seu lado e ter essa parceria sempre pensando no bem da Unesc e na região sul”, ressaltou.
Segundo ele, a Unesc é muito importante para o desenvolvimento da região e esta homenagem é muito justa por tanto que a Universidade representa para toda a região, por meio de tantas atividades e prestação de serviços. Os vereadores Arleu da Silveira, Geovana Zanette; Obadias Benones e Paulo Ferrarezi também participaram do evento.
O Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado integrante do Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação. O órgão é dividido em Câmara de Educação Básica e Câmara de Educação Superior, a qual Luciane Ceretta passou a fazer parte.
Por Daniela Savi