Rede de Segurança Escolar é implantada em Nova Veneza

A Polícia Militar de Nova Veneza começa a implantar o programa Rede de Segurança Escolar, com objetivo de integrar as forças de segurança com a comunidade escolar.

A primeira reunião aconteceu na quinta-feira, 7, no colégio Abílio Cesar Borges, no centro da cidade. Ao todo, 18 escolas, incluindo a rede pública e particular, a APAE e creches estão cadastradas.

De acordo com o coordenador do projeto na cidade, sargento Galvão, será criado um grupo de WhatsApp com as diretoras, secretárias e um policial militar. “As primeiras visitas nas escolas serão para averiguar as condições físicas de segurança do ambiente escolar e, posteriormente, a construção da solução dos problemas para encaminhar para os órgãos públicos competentes, através de ações direcionadas”, explica.

O primeiro encontro contou com a presença do sargento Alexandro e do Soldado Arns, que tem experiência com o Rede de Segurança Escolar em Criciúma. “O programa existe em quase todos os municípios do Estado. Serão realizadas palestras nas escolas por um policial militar e convidados sobre vários temas como drogas, violência, entre outros assuntos relacionados à segurança”, acrescenta Galvão.

“Acredito que o grande foco deste projeto é realmente aproximar os colégios de Nova Veneza da Polícia Militar. Além da questão de segurança, que é muito importante, essa proximidade facilita quando houver alguma solicitação. Os alunos gostam muito quando a PM traz para a comunidade escolar a cavalaria e o canil”, coloca comandante da Polícia Militar de Nova Veneza, sargento Andrey Claudio Teixeira.

Um policial será responsável pela ronda escolar, na qual irá visitar as entidades, conversar com os funcionários e alunos e verificar se tem algum problema no local. Serão desenvolvidas também atividades como a visita da cavalaria e canil da Polícia Militar.

João Manoel Neto

WhatsApp Image 2018-06-07 at 21.06.42