Recorde: estação meteorológica em Siderópolis marcou ventos de até 168 km/h

Por Willians Biehl

A Epagri/Ciram informou nesta segunda-feira, 06, que na madrugada do dia 01 de julho os ventos do ciclone bomba que atingiu o Estado alcanço a marca de 168 km/h na estação meteorológica instalada na barragem do Rio São Bento em Siderópolis.

Em vários municípios foram registrados ventos de mais de 100 km/h. O evento se destacou pela ampla área atingida, duração prolongada em algumas regiões e a quebra do recorde. Até então, a marca pertencia a Celso Ramos, com vento de 161,9 km/h em outubro de 2010.

Por conta da interrupção no sistema de transmissão de dados em várias estações, devido a problemas com a rede de telefonia, só agora os dados puderam ser coletados, analisados e validados pela Epagri/Ciram.

Novo ciclone esta semana

Um novo ciclone deve atingir Santa Catarina nesta terça-feira, 7. O fenômeno, no entanto, não deve ter a mesma intensidade do ciclone bomba que atingiu o Estado na última semana.

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima, o ciclone desta terça-feira deve causar chuvas e rajadas de vento de até 70 km/h principalmente no Planalto Sul. A previsão é de formação de ondas mais altas, não sendo aconselhado a navegação.

A meteorologista explica que a passagem desse novo ciclone pode causar prejuízos, mas não deve ter o mesmo potencial destrutivo do último fenômeno.

Recorde: estação meteorológica em Siderópolis marcou ventos de até 168 km/h