Recordar é Viver

Ademar A. Cirimbelli

Segundo Michelle Ramos, “Fotografia é a poesia dos olhos, traduzida na essências das emoções”.

Imaginem, então, uma gravação, ao vivo (imagem e som)! Por sorte, a encontramos. Essa gravação deu-se no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em maio de 1994, nos bons tempos da Rede de Comunicações Eldorado (RCE-TV).

Para recordar e reverenciar o Homem de Deus, que marcou profundamente a história de nossas famílias e da nossa Comunidade, o Cônego Amilcar Gabriel, cujo falecimento se deu há cinco anos, no dia 7 de junho de 2007, recorremos ao site do Santuário, no título “Memórias”.

O vídeo fala por si

Ouçamos, com fé e emoção, a gravação da Missa solene em vernáculo, com as partes fixas em latim. A celebração eucarística foi presidida pelo saudoso Cônego Amilcar Gabriel e concelebrada pelo Pe. Arcângelo Sprícigo, Reitor do Santuário e pelo Pe. Pedro José Damázio, Pároco da Igreja Matriz Santo Agostinho de Rio Maina. O Coral do Santuário, com trinta e quatro integrantes, abrilhantou a celebração, sob a regência do maestro Antônio Luiz Urnau e com Nelson Ronchi, como organista. A Sra. Carolina Luiz Pazetto Spillere foi comentarista e Elzio José Milanez “tradutor”.

Como os cinquenta mil fiéis que estiveram na 61ª Romaria, confiemos em Maria. “A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: Façam o que Ele mandar”.

http://www.santuariodecaravaggio.com.br/memorias-e-recordacoes.html

3 Comentários

  1. Voltei para registrar que o Círio Milanez era um dos coralistas, naquela celebração eucarística de maio de 1994.
    A propósito, alguém tem dúvida quanto à importância da música, na vida das nossas comunidades?

  2. Obrigado pela contrituição, Moacir. “Por sorte”, com o sentido de felizmente,, ventura, felicidade, existiram pessoas com sensibilidade, como o saudoso professor Círio Milanez. Quantos estão e serão gratos pelo seu gesto de preservar ricos momentos de nossa História. Recordou-me, também, o Fernando De Mattia Fontanella que o Padre Amilcar faleceu no dia de Corpus Christi e que, neste 5º aniversário de sua partida para a Eternidade, também celebramos o Corpo do Senhor.

  3. Caro Ademar esse vídeo não foi encontrado por sorte, mas sim gravado em casa, quando era transmitida pela TV ao vivo para todo o estado de SC, a pedido do saudoso professor, historiador, músico CIRIO MILANEZ. Inclusive, nos deixou em seu arquivo pessoal, vários vídeos e áudios e fotos das diversas missas que eram transmitidas ao vivo na época. Ele sabia dar valor as coisas boas.