Quem devo buscar: psicólogo ou psiquiatra?

Essa pergunta é bastante comum no consultório. Sabemos que existem esses dois profissionais e que ambos trabalham com a saúde mental, mas nem sempre sabemos qual a sua função e quando buscar cada um deles. Por isso vim conversar contigo sobre essa temática, bora?

Muitas pessoas questionam-se se os profissionais de psicologia e psiquiatria possuem a mesma função por trabalharem com saúde mental, mas não: possuem funções distintas e que se complementam, o que oferece um diferencial no tratamento de cada paciente. Mas então, qual a diferença?

A formação, maneira de trabalhar e função. O psicólogo é o profissional formado em psicologia, cadastrado no Conselho Federal de Psicologia (conselho que rege a profissão) e que trabalha em várias áreas, dentre elas, a psicologia clínica. Na psicologia clínica, os atendimentos ocorrem de maneira semanal ou quinzenal – dependendo da demanda trazida pelo paciente que será avaliada em sessão, no qual serão trabalhadas aquilo que está trazendo sofrimento ao sujeito de forma relacional, avaliando os problemas de forma profunda com o objetivo de alcançá-los pela raiz: oferecendo maior qualidade de vida e maturidade emocional.

A psicoterapia é indicada tanto para quem possui alguma condição emocional (ansiedade, depressão, dificuldade em se relacionar, problemas conjugais, conflitos familiares constantes, dificuldade de reconhecer-se, entre outros…) mas também para quem está satisfeito consigo mesmo, a fim de desenvolver inteligência emocional. É uma maneira de cuidar da saúde mental, de cuidado, de prevenção e tratamento.

Quando falamos de saúde mental falamos tanto em questões emocionais como em questões neurológicas de funcionamento, por isso existem esses profissionais para cuidar da saúde mental de forma geral sendo o psicólogo o profissional responsável pela saúde das emoções e das relações e o psiquiatra o profissional que realiza diagnósticos, avaliações e se necessário prescreve medicamentos ou internações. Ambos os profissionais têm como base a ciência o respeito e a ética na sua prática clínica.

Por isso é importante entendermos também um pouquinho como funciona o trabalho do profissional de psiquiatria, que é graduado na faculdade de medicina e especialista na área de psiquiatria. Atua com ferramentas de avaliação, manejo, diagnóstico e processo medicamentoso quando necessário. É um profissional que fornece suporte em situações em que se avalia a necessidade e que atua na prevenção e no tratamento na saúde mental das pessoas.

É bastante comum o fato de o psicólogo e o psiquiatra atuar em conjunto. Essa dupla acaba potencializando ainda mais o tratamento quando ambos os profissionais falam a mesma língua. Por isso é importante buscar profissionais que te passem confiança que você se sinta segura.

Alguns mitos surgem quando falamos de cuidado com a saúde mental, mas é importante dizer que o preconceito nunca ajudou e nunca ajudará ninguém: por isso se você perceber que precisa de um suporte profissional, cuide-se.

Se tiveres dúvidas, fique super à vontade de me enviar pelo @psicologagiovanacbaroni! Receberei com afeto.

Quem devo buscar: psicólogo ou psiquiatra?

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!