Ícone do site Portal Veneza

Qual é o verdadeiro significado do natal?

FESTAS DE FIM DE ANO -NATAL

Será que o natal é uma festa? Deveria ser, pois comemoramos um aniversário; mas de quem? Será que todos nos lembramos do aniversariante? Infelizmente, acho que não! O apelo comercial é muito grande e isso causa algumas tristezas e frustrações. Logicamente, estou considerando somente os meus sentimentos, mas talvez muitos compartilhem comigo tal sensação. Se tivéssemos somente a inspiração religiosa, talvez as músicas alusivas à época e outros apelos não tivessem um significado tão “baixo astral”, mesmo tendo condições econômicas para presentear aqueles que nos são queridos. Portanto, fico a imaginar e me compadeço com isso, como que se sentem os menos favorecidos e desamparados nesta época? Sabem por que me sinto assim? Porque de uma forma ou de outra, sinto-me responsável (ou mesmo omisso) pelo que acontece, apesar de saber que não é bem assim. Resumindo: tenho certo constrangimento íntimo em ser totalmente feliz. Será que é um trauma de infância? Talvez, mas não vem ao caso.

Prezados leitores, não se deixem influenciar negativamente pelo texto acima. Apenas, entendam que é a forma mais sincera que encontrei de externar meus sentimentos e desejar-lhes um FELIZ NATAL, em paz com Deus e o pensamento voltado ao próximo.

ANO NOVO

Ufa! O natal ficou para trás: correria, “stress”, amigo(s) secreto(s), compras, dúvidas (onde e com quem vou passar o natal?), excesso de trabalho na maioria das atividades, cansaço e noites mal dormidas. Ih, esqueci o presente do fulano! Tudo isso não tem mais importância, o ANO NOVO está chegando.

Esperança: se o ano que termina foi bom, o próximo será melhor ainda; se foi ruim, tudo vai melhorar. Votos/promessas/desejos: saúde, sucesso, felicidade, parar de fumar e/ou  beber, emagrecer, estudar mais, ser um pai, filho ou marido melhor, perdoar, ser perdoado, economizar, casar, ter um filho, voltar-se mais para Deus e aí vai… Superstições: usar roupas novas e de cores branca e/ou amarela, saltar sete ondas, não mudar de ano sem dinheiro no bolso, lençóis novos, saltar somente com o pé direito na hora da passagem e muitas outras. Relativamente à alimentação, temos a lentilha, romã, uva, carne de porco, nozes, avelãs, castanhas e tâmaras, entre outras.

Assim, a passagem de ano e a semana que a antecede se traduzem em alegria, esperança e confraternização geral. Tiramos das costas todo o peso acumulado durante o ano que se vai e entramos no seguinte muito leves e com as “baterias recarregadas”.

Portanto, desejo a todos os leitores, amigos, colegas de trabalho,  aos parceiros deste portal, extensivo aos colegas colunistas, aos meus ex-confrades da Confraria Pan & Vin aqui “da Veneza” e, em especial, à minha grande amiga e parceira de negócios Edna Machado, empresária do ramo gastronômico, representado pelos seus três estabelecimentos, denominados “EDNA RESTAURANTE – Cozinha de Mãe”, em Criciúma, incluindo uma padaria/confeitaria, dos quais me orgulho de fazer parte como consultor, um FELIZ ANO NOVO E QUE TODOS OS SONHOS SE REALIZEM.

Aproveitando o ensejo, segue a receita de um prato tradicional da virada do ano

O hábito de comer lentilhas na entrada de ano novo é comum em todo o Brasil e países da América do Sul. Segundo alguns estudiosos, o costume foi trazido pelos imigrantes italianos. Os grãos, por terem um formato semelhante a moedas, sugerem prosperidade financeira.

LENTILHA FESTIVA

Ingredientes:

Modo de preparo:

 

Sair da versão mobile