Projeto do Colégio Unesc desperta veia empreendedora dos jovens

Iniciativa faz parte do Itinerário Formativo de Empreendedorismo

Já imaginou adolescentes entrando no mundo do empreendedorismo e se interessando em ter o seu próprio negócio? Ainda mais se tiver um grande incentivo?

Isso é o que está ocorrendo por meio do Empreende Colégio Unesc, elaborado e pensado para que os estudantes do Ensino Médio possam socializar seus planos de negócios desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2022, no Itinerário Formativo de Empreendedorismo.

Durante todo o dia, alunos de 22 grupos, apresentaram os seus planos de negócios em formato de Pitch, com no máximo sete minutos para os apresentadores e sete minutos para a banca avaliadora. Ao fim, o projeto vencedor foi o “Aurora Perfumaria”, com o “De Volta para o Passado”, em segundo, e o “Aphrodite’s Meet”, em terceiro. 

Os três ganharam a mentoria com a Agência de Inovação da Unesc. Já o primeiro colocado, uma bolsa integral por um semestre na escola de idiomas da Universidade. “O itinerário, que faz parte dos projetos integrados do Novo Ensino Médio, tem a proposta de pensar o empreendedorismo de maneira transformadora, para que os nossos estudantes desenvolvam características de liderança na resolução de problemas, sejam eles sociais ou de suas próprias vidas”, enfatiza o professor responsável pelo Itinerário Formativo de Empreendedorismo Gian Carlos da Silva.

Oportunidade

Ele ainda chama a atenção para a oportunidade que os estudantes têm de poder descobrir os seus talentos para criar e capacidade para inovar. “Quando falamos desse itinerário, pensamos em um projeto que eles pudessem levar para suas vidas, e que identificassem até mesmo a viabilidade de colocar a ideia em prática”, destaca.

A diretora do Colégio Giselle Vieira relata o quando a iniciativa foi engrandecedora. “Foi uma experiência transformadora para o colégio. Um marco. A primeira vez que fizemos o fechamento de semestre, de um Itinerário Formativo do novo Ensino Médio e enxergar a construção do trabalho realizado neste período, a construção, culminando nestas ações, nas argumentações dos estudantes, defendendo as suas ideias e ver o quanto foi trabalhado todas as competências e habilidades, não só da ideia de negócios, mas também empreendedorismo e nos faz sentir que o caminho foi bem trilhado. O quanto os estudantes se esforçaram, faz a querer seguir”, cita.

Além disso, Giselle reforça a participação de diversas pessoas para a realização da atividade. “Conseguir estar dentro da Universidade com os membros da nossa Agência de Inovação avaliando as apresentações, dando dicas para os estudantes sobre os seus negócios, estruturou-se um arcabouço de ferramentas para que eles consigam, depois da escola, dar continuidade a estes projetos”, pontua.

Redação Portal Veneza