Preservar a história é o primeiro passo para manter viva a cultura de um município. Em Nova Veneza, o projeto Conservação Preventiva e Controle Ambiental do Museu Imigrante Cônego Miguel Giacca, está possibilitando que o acervo seja mais bem preservado. O recurso para a manutenção da iniciativa vem através do Prêmio Elisabete Anderle, do ano de 2021, e tem como responsável técnico o museólogo Leonardo Hermes Lemos.
“Um dos focos do projeto foi a coleção de imagens e fotografias do município, onde estão sendo confeccionados envelopes individuais para melhor acondicionamento dos materiais no local”, comenta.
A reserva tem como objetivo ser um espaço de guarda, sendo que mais de 75% do acervo se encontra no local. “Isso significa que a ideia é preservar ainda mais os materiais fotográficos que ficam guardados na reserva técnica, no segundo piso do museu”, pontua Lemos.
O museu
Fundado em 1991, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca está localizado em um dos casarios mais antigos da cidade, construído em 1895 para servir como sede social da Companhia Metropolitana do fundador Miguel Napoli. Estão expostas peças que representam a imigração, como o trabalho, lavoura, casa, utensílios domésticos e vestimentas.
O telefone para contato do ponto de Informações Turísticas é (48) 3471-1790. Além do Museu do Imigrante, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo também é um ponto de informação turística. Contato: (48) 3471-1758 ou (48) 3471-1765.
Por Lucas Sabino