A Administração Municipal de Nova Veneza realizou nesta segunda-feira, 9, a apresentação do projeto da 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana em parceria com a co-realizadora do evento ANET (Associação Neoveneziana de Turismo). Estiveram presentes representantes de entidades culturais do município, CAEPS, restaurantes, vinícolas, empresas ligadas ao setor gastronômico e hoteleiro da cidade, entre outros representantes da sociedade civil.
Durante a reunião foram destacadas mudanças como estrutura, gastronomia, caixas, atrações, entre outros. As inscrições para os interessados na comercialização de gastronomia e lanches devem ser feita na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de 10 a 20 de abril e, serão obedecidos os critérios dos anos anteriores para pontuação das entidades culturais de Nova Veneza e os demais interessados do município.
“É um momento que a festa busca uma profissionalização e a administração chamou a ANET para uma nova parceria. Somos uma entidade que vem trabalhando para o turismo dentro da cidade e temos os requisitos necessários para podermos viabilizar uma nova estruturação da evento”, destacou o vice-presidente da ANET, Claiton Luiz Mastella, que representou a presidente da associação Franciele Zuchinali Ghellere.
Segundo o proprietário da empresa QFAZ Eventos, Marcio Eyng, que realiza uma assessoria técnica contratada pela ANET visando uma profissionalização, a Festa da Gastronomia vem se modificando todos os anos e é preciso buscar melhorias, oferecendo e captando as mudanças.
“Buscamos junto a ANET implementar melhorias no evento, para que tenha um crescimento com qualidade. Observamos que temos que reforçar a gastronomia típica italiana, fortalecendo e definindo alguns pratos que são os carros chefes, pois são os pratos típicos que o público quer saborear. Estamos fortalecendo também as atrações italianas e o Carnevale di Venezia”, ressaltou.
Para a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni, Nova Veneza se tornou um case de sucesso com a gastronomia e o Carnevale di Venezia.
“Em cima desses dois cases estamos propondo algumas mudanças, visando o interesse dos neovenezianos que representam as entidades culturais, restaurantes, empresários dos demais setores e os CAEPS para que haja uma maior interação com todos os segmentos. Estamos realizando uma festa voltada para a cultura italiana sem esquecer as demais culturas presentes em Nova Veneza que fazem um povo tão receptivo”, salientou.
De acordo com o prefeito Rogério Frigo o evento é feito para os neovenezianos e visitantes. “Nós buscamos a participação dos neovenezianos na festa e queremos poder contar com eles para fazermos em parceria com as entidades, restaurantes e comunidade um evento com muita qualidade. A Festa da Gastronomia traz muitos benefícios para a cidade e a população precisa estar inserida, pois ganhou uma grande proporção e a preocupação é investir bem os recursos públicos para promovermos um evento como este”, afirmou.
Pré-eventos
O pré-evento da festa será o Baile de Máscaras, no dia 2 de junho, a partir das 21h, no Palazzo Delle Acque. O valor do ingresso é de R$ 150 reais por pessoa e dá direito a um jantar em petit porções. O traje é gala ou de época e o uso de máscara é obrigatório. No dia 9 de junho, também faz parte da programação um show de patinação com o Grupo Danúbio Azul, às 19h, no Ginásio do Caravaggio, com entrada gratuita.