Professores de Nova Veneza são capacitados para ensinar crianças autistas

Necessidade é reforçada neste domingo, 2, quando celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Tendo como objetivo preparar em torno de 80 professores e monitores da rede municipal de ensino de Nova Veneza para as formas de condução da educação de crianças autistas, uma capacitação foi realizada na última semana, no município. A necessidade foi sentida após a Secretaria de Educação detectar a existência de um número considerável de alunos com autismo nas salas de aula.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Soraia Bortolotto, com base nessa realidade, estratégias foram montadas para capacitar os professores para enfrentarem a situação. “Temos a necessidade de não só reconhecer um aluno autista, por exemplo, mas de saber a melhor maneira de lidar com ele na prática, para que ele, mesmo de forma diferente, receba a mesma educação dos demais estudantes”, explica.

A capacitação foi ministrada pelo especialista em Educação Especial e Práticas Interdisciplinares com Ênfase em Educação Inclusiva, professor e biólogo, Gelson de Jesus dos Santos. “Falamos das questões práticas, como deve ser a abordagem, de que forma temos que organizar a vida da criança autista, da importância da estruturação, mas principalmente da afetividade, do vínculo, de trabalhar as interações com os demais colegas, em um ambiente onde todos são diferentes, com suas peculiaridades”, argumenta.

Segundo o professor, toda e qualquer atividade para com o autista tem que ser ligada ao seu cotidiano, uma vez que estes aprendem vendo. “Daí a importância de o professor ser referência para o autista e de a família estar atuando em parceria com a escola para o seu desenvolvimento. Acredito que consegui mostrar que a partir do momento que temos amor no que fazemos, teremos carinho pra tratar todas as situações. Os frutos desse ótimo encontro vamos colher a partir de agora, quando os professores de Nova Veneza receberem esse tipo de aluno e saberem tratá-los com excelência”, completa o professor palestrante.

Ao final do aprendizado, os profissionais saíram com condições de reconhecer o aluno autista, além de entender a melhor forma para ensiná-lo. “Nosso objetivo é sempre trabalhar de forma inclusiva, atuando pelo desenvolvimento de todas as crianças. Os professores ficaram muito contentes, porque agora saberão como enfrentar situações como essa com mais consciência e preparo”, afirma Soraia.

Ela ainda ressalta que, nestes casos, a prática pedagógica é mais difícil. “Mas o professor veio nos mostrar que somos capazes e que os autistas aprendem como todas as crianças, só que no seu determinado tempo. Basta estarmos preparados para ensiná-las”, finaliza a coordenadora pedagógica.

Entenda o Autismo

De acordo com o material disponibilizado pelo professor Gelson durante a capacitação, 1% da população mundial vive com autismo, o que equivale a 70 milhões de pessoas em todo o planeta, ou uma a cada 68 crianças.

O Transtorno de Espectro Autista engloba diferentes síndromes, marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas:

  • Dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos;
  • Dificuldade de socialização;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Francine Ferreira / Foto: Luiz Chagas

Professores de Nova Veneza são capacitados para ensinar crianças autistas