Prepare o casaco, a onda de frio mais intensa deste ano chegou

A sabedoria popular sempre diz: verão quente, frio rigoroso. Conforme o doutor em climatologia, Marcio Sonego da Epagri, podemos bater o recorde de 6°C no mês de março. A última vez que Urussanga registrou essa temperatura foi em 1976.

“Vai ser uma onda de frio muito forte, são grandes as chances de que a temperatura alcance a de trinta e seis anos atrás. Se for mais baixa teremos um novo recorde” comenta Sonego.

Esta semana temporais podem atingir o Paraná e Santa Catarina, enquanto o tempo abre e esfria no Rio Grande do Sul. Além da chuva, desde terça-feira (27) a serra catarinense permanece com baixas temperaturas.

A partir de quinta-feira, o ar frio e seco deixa as temperaturas baixas na região da Amrec. As mínimas devem ficar entre 2 e 6°C durante a noite.

Entenda a massa de ar frio

Um ciclone extratropical no Atlântico Sul vai empurrar ar frio para o interior da América do Sul, que cobrirá o Sul do Brasil e a região Centro-oeste. Será uma invasão de ar frio continenta que garantirá dias de sol com noites muito frias para esta época do ano.

Cuidados com as roupas

As roupas de inverno que estão guardadas desde a estação passada podem ter acumulado fungos e ácaros. Segundo o médico pneumologia Celso Menezes, alguns fungos podem provocar alergias.

“Lavar as roupas é a melhor opção. Aquelas que não são possíveis lavar devem ser colocadas no sol. Já cobertores com muito pelo que também não da para lavar uma alternativa é embalar em um saco e por no freezer, o frio vai matar todos os fungos”, ensina.

Flávia Bortolotto