Prefeitura decreta novas medidas de prevenção de combate ao novo coronavírus

Por Cris Freitas

Os empreendedores do ramo gastronômico de Nova Veneza estiveram reunidos com o prefeito Rogério Frigo e a secretária de Saúde, Maristela Vitali Cúnico, para discutir novas medidas de prevenção e combate ao contágio do novo coronavírus em espaços públicos da cidade.

O novo decreto publicado nesta quarta-feira, 20, prevê novas medidas de fiscalização, orientação e aplicação de multa, se necessário para quem desrespeitar o uso de máscaras pode ser multado em R$ 54 a R$ 2.180; barreira de orientação sanitária, além da proibição de ingestão de bebida alcoólica em espaços públicos.

A presidente da ANET, Franciele Zuchinali Ghellere, destacou a importância de poder compartilhar com todos os associados da Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) e discutir em conjunto com o Poder Público. “Nós empreendedores do ramo gastronômico nos preocupamos e estamos executando todos os cuidados necessários para o bem-estar e saúde. Poder discutir e conhecer as novas ações de como garantir o fluxo de pessoas nos estabelecimentos e em áreas públicas se faz necessário”, afirmou.

“A ideia foi compartilhar com todos os empreendedores quais medidas iremos tomar para defender a nossa cidade e a saúde da população. Precisamos nos ajudar e todos fazermos a nossa parte de cuidar e zelar pelo bem-estar de quem vive aqui. Nós queremos ajudar, contribuir e a decisão foi tomada em conjunto todos os empreendedores para combater a contaminação com o vírus”, revelou o prefeito Rogério Frigo.

9 Comentários

  1. A intenção é boa por parte da prefeitura, mas infelizmente o povo é ignorante, vi pessoas entrando em estabelecimento sem mas máscaras e com o rosto coberto com camisa, se for pra proibir restaurantes de vender bebidas vão ter que proibir os supermercados também.

  2. Outra coisa que não da pra entender, pegar celular pra bater foto escondido ou filmar alguém fazendo algo errado, ou sem máscara e depois falar um monte nas redes sociais é fácil, agora chamar a atenção da pessoa e falar “Colega, você está sem máscara, pode colocar por favor”. isso ninguém mais faz, o mundo está virado numa m**** e nosso país pior ainda. Agir ninguém quer, bater fotinho e lascar a lenha pelas costas numa rede social é fácil.
    Quem bateu foto do pessoal sem máscara na praça, por que não chamou a atenção, ou vai no estabelecimento e chama um garçom e diz, “chama atenção do cliente lá que ele está sem máscara”. Vamos agir pessoal e parar de ficar falando dos outros pelas redes sociais, façam a sua parte, a sua parte não só usar máscara e o resto que se dane ou ficar só cobrando o poder público. Faça o certo e cobre dos outros para que também o façam.

  3. Se for como estão falando aí, que se crie uma campanha para que nenhum restaurante de Nova Veneza contratar funcionários da cidade, demitam todos e contratem somente pessoas de outro município, aí o problema se resolve, façam favor de analisar a situação e buscar soluções ao invés de ficar procurando em quem por a culpa. Tem muita gente que depende de restaurante pra sobreviver.

  4. Creio que não está sendo analisado todo o contexto, estão colocando a culpa exclusivamente em bares e restaurantes. Porque não divulgam aonde trabalham essas pessoas que estão com o coronavírus? É muito fácil colocar a culpa em um setor ou em outro e o resto se esquivarem, o centro de nova veneza está cheio de segunda a segunda, bancos cheios, fila na lotérica todos os dias, moradores saindo de casa e indo pro centro sem necessidade alguma, poderiam ir no mercado 1 vez por mês, mas vão quase todo dia, e a culpa é dos restaurantes, parece que só nos restaurantes se pega o coronavirus. Neovenezianos vão para Criciúma passear em shoppings, em grandes mercados, uma cidade com muito mais casos, daí voltam para Nova Veneza as vezes contaminados, e isso está OK, a culpa é dos restaurantes. Façam favor e vamos parar com tamanha ignorância.

  5. As medidas foram tomadas somente para o comércio que já está se prevenindo. E a praça como fica? As mesas na calçada continuarão até quando? Se por ventura um cadeirante precisar passar, vai pedir licença para quem está sentado bebendo na calçada até quando? Proibido estacionar na rua coberta, mas mesa pode por no lugar que seriam dos carros. Ciclistas sem máscaras, compram alimentos e vão comer na praça. E o comércio tomando todas as medidas de segurança para poder sobreviver.
    Parabéns comerciantes!

  6. Fabio, creio que domingo a praça estará cheia novamente. E as calçadas dos barzinhos, com as mesas, para formar aglomeração! Afinal, a calçada é um espaço público ou não? Essas medidas apenas, não funcionam..precisamos pressionar mais para fazer acontecer o que nós, neovenezianos, merecemos nesse momento!

  7. Proibido apenas bebida alcoólica?
    Creio que se for pra proibir, deveria se proibir o consumo de qualquer tipo de bebida e/ou comida em local público, apenas no ambiente interno dos estabelecimentos, pois se o intuito é não aglomerar pessoas, não apenas consumir bebida alcoólica, nada contribui ou evita o covid. Muito mais perigoso, são as filas que se formam ao redor dos estabelecimentos.
    Refrigerante, sorvete, ou qualquer outra coisa, pode?

  8. MUITO BEM…….Parabéns para a Administração pelas “PENSADAS’ providências a respeito do combate ao NOVO CORONAVÍRUS, em Nossa Cidade, reunindo a todos e colocando a frente dos trabalhos, a Secretaria da Saúde que, é a mais certa……Gostei do novo decreto que pode até multar os infratores, e o mais importante que achei, foi a proibição de ingestão de bebida alcoólica em espaço público……Precisamos zelar pela saúde dos Venezianos….. ESTA É MINHA OPINIÃO !!!!!

  9. As calçadas que estão ao redor da praça São espaço público?! Pois creio que os empresários entendem como privado. Quem vai fiscalizar a proibição da bebida? E os que vem de fora e trazem cooler para a praça?! Quem vai dizer que está proibido? A policia muitas vezes percebe que tem várias pessoas que bebem na praça e vão embora dirigindo. Porque nunca existiu uma blitz para fiscalizar na saída da cidade? Cadê as barreiras sanitárias na estrada da cidade TB com termômetro para verificar a temperatura de quem chega na cidade, tendo em vista que muitos lugares como Gramado, já fazem isso? Precisamos de mais medidas, apenas essas não resolverão nosso problema.