O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, e o vice, Zé Spilere, estiveram reunidos na última semana com a diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo era encaminhar ações em conjunto para fortalecer o comércio local. O primeiro pedido dos lojistas faz referência ao aumento, no ano passado, do ISSQN de 1% para 4%. “Isso afastou muitas empresas de Nova Veneza”, pontua a presidente da CDL, Carmen Ghislandi.
No entanto, a principal reivindicação da CDL diz respeito a uma revisão no Plano Diretor do município, aprovado ainda em 2004. Os lojistas solicitam a criação de áreas de zoneamento para que sejam permitidas as construções de prédios de mais de três andares após a ponte sobre o Rio Mãe Luzia.
O Chefe do Executivo comprometeu-se em avaliar os pleitos e adiantou ações como a instalação de câmeras de segurança no centro da cidade, atualização e recadastramento de ruas e números de estabelecimentos comerciais e residenciais, e a regulamentação do comércio ambulante. “Nós precisamos aperfeiçoar e fortalecer cada vez mais o comércio local. Além disso, somos um município voltado para o turismo, e essas reivindicações vem ao encontro para melhor atendermos as pessoas que passam por Nova Veneza”, explica Gava.