Prefeitos se reúnem com MP para tratar da extração de seixos

Os prefeitos da região da AMREC e da AMESC estiveram reunidos na tarde do dia 29, com a promotora  Patrícia Muxfeldt, na sede do Ministério Público Federal (MPF) para tratar das licenças da extração de seixos rolados e do desassoreamento dos rios. Segundo a promotora, o procedimento que vinha sendo utilizado não é o ideal, por isso foi solicitado a FATMA uma revisão nos métodos utilizados. “Não ficamos plenamente satisfeitos”, afirmou a promotora, explicando que as medidas foram parcialmente atendidas.

Segundo gerente da FATMA, Filipe Barchinski da Silva, a normativa número 07 deve sair nos próximos meses detalhando os procedimentos, e em seguida deve sair normas especificas para sul do Estados, que tem rios com características diferentes de outras regiões. Além disso, a promotora Patricia explicou que será exigido a partir de agora que as mineradoras que tenham concessão de uso apresentem estudos prévios de impacto que serão revistos para MPF.

Para o presidente da AMREC, João Reus Rossi, o Juca, a reunião serviu para tentar dar celeridade ao processo. “Queremos solução para agilizar o processo”, disse Juca aos presentes. O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, também esteve presente, e comentou que este preocupado com o tempo que os problemas levam para ter solução. “Estamos aqui para ouvir e queremos ser parceiros para definir e encontrar a solução”.

Esteve presente na reunião também o presidente da AMESC e prefeito de Jacinto Machado, Antonio de Fáveri; além de outros prefeitos da região da AMESC, como o prefeito de Turvo, Ronaldo Carlessi; o prefeito de Maracaja, Wagner da Rosa; o prefeito de Morro Grande; prefeito de Timbé do Sul, Valdionir Rocha; Eclair Coelho; Prefeito de Ermo, Aldoir Cadorim; de Meleiro, Jonnei Zanette.

Antonio Rozeng

Prefeitos se reúnem com MP para tratar da extração de seixos
Prefeitos se reúnem com MP para tratar da extração de seixos
Prefeitos se reúnem com MP para tratar da extração de seixos