Turno único, redução de salários e do quadro de funcionários estão entre as medidas que a prefeitura de Nova Veneza deve tomar. O projeto de redução salarial ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.
Na região da Amrec, todos os municípios vivem momentos de estudos e cálculos para compensar a retração da economia no cenário nacional. As prefeituras da Região Carbonífera receberão neste ano R$ 6,4 milhões a menos de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com possibilidade ainda de redução neste valor. Para compensar a diminuição da receita fechando o ano em compatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Nova Veneza também irá adotar algumas medidas.
A adoção de turno único a partir de agosto, redução de 20% nos salários de prefeito, vice, secretários e cargos de primeiro escalão e demissões são as medidas que informou o secretário de finanças, Roberto Caetano. “O turno único acarreta em uma economia com combustível, água, energia, telefone e manutenção de equipamentos”, explicou.
Em conversa com o secretariado, também foi acordado gastar estritamente o necessário e reduzir despesas. O prefeito e os cargos de primeiro escalão vão sentir no bolso essas medidas. Numa decisão radical, o prefeito decidiu reduzir em 20% o seu salário e dos secretários para poupar programas, medicamentos e ações importantes para os munícipes.
“Mais do que nunca, precisamos nos readequar e fazer mais com menos, pois é um momento delicado onde mudanças precisam ser feitas com responsabilidade. Esse corte vai auxiliar na redução de custos”, afirmou o chefe do Executivo Municipal, Evandro Gava.
Como é uma adinistração transparente, segundo o nosso Prefeito, sugiro que seja colocado no mural da Prefeitura e nos Postos de Saúde, o nome, cargos e salários de todos os servidores. Isso sim seria de muito bom grado aos olhos dos Venezianos. Com isso, as comunidades poderão auxiliar, principalmente ver onde tem gente “sobrando”, que com certeza TEM. E parabéns Prefeito pela iniciativa.
Ao que me consta, essa medida é para abranger a volta do vice para seu lado e abrir novos cargos para os indicados que o vice vai efetivar assim que assumir a cadeira do prefeito. Esperem e verão.