Cocal do Sul irá ganhar um novo cartão postal nesta sexta-feira, 27. A Praça João Carlos Ghislandi será inaugurada às 19h, cuja programação contará com apresentações das bandas Remember e Instrumental Cocal do Sul.
A praça disponibilizará aos munícipes pistas de caminhada, ciclovia, áreas de convivência, playground infantil, entre outros equipamentos públicos. “O parque será um grande atrativo para as crianças, além do avião temático terá também escorregador, balanços e outros brinquedos para as crianças; a praça vai receber um container para lanchonete que fornecerá alimentos e um banheiro público”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura, Vanderlei Figueiredo.
Para o prefeito Fernando de Fáveri, a inauguração da praça também representa um marco histórico através da parceria público-privada. “A pessoa responsável pelo container também será responsável por cuidar do banheiro da praça, apadrinhando o local e essa é a nossa intenção, inaugurar mais praças e locais de lazer em nosso município firmando parcerias como essa”, pontua.
No centro da Praça, será instalado um monumento que poderá ser visto de longe – o obelisco que conterá nele todas as informações a respeito da obra, os nomes de todos os envolvidos e será também um diferencial no local, chamando a atenção.
A obra foi financiada através de recursos próprios com parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. O projeto foi idealizado por profissionais da Fundação do Meio Ambiente em 2010, sendo executado gratuitamente pelo arquiteto James Périco naquele mesmo ano. “O projeto foi apoiado veementemente pelo Conselho Municipal de Cocal do Sul; o sucesso de uma cidade se faz de cabeças pensantes e atuantes, por isso o nosso agradecimento a todos os envolvidos”, declara o presidente do conselho, Xandrus Galli.
Homenagem ao empresário
A praça leva o nome em homenagem ao empresário neoveneziano João Carlos Ghislandi, um dos filhos dos fundadores da rede de Supermercados Bistek. Ele foi uma pessoa importante na liderança em Cocal do Sul, cidade na qual escolheu para viver.
O empresário também fez parte da comissão de emancipação do município, até então distrito de Urussanga. João Ghislandi faleceu prematuramente aos 47 anos em 2010, deixando viúva a sua esposa Silvana Peruchi Ghislandi, com quem teve três filhos, João Paulo, Marco Antônio e Luiz Felipe.
Por Amanda Farias