Por 38 votos, Dóia Guglielmi perde cadeira no legislativo catarinense

Foi por pouco, exatamente 38, esta foi a quantidade de votos que faltaram para o deputado e candidato a reeleição, Dóia Guglielmi (PSDB), para manter sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Dóia conquistou 41.052 votos, 37 a menos que seu companheiro de partido, Dr. Vicente, que fez 41.089. Apesar de ter feito muito mais votos que o último colocado eleito, Salvaro, 14.986, Dóia ficou de fora por conta do quociente eleitoral. Entenda como funciona o quociente eleitoral.

Em Nova Veneza o candidato fez 1.725, quando eram esperados mais de 2 mil votos. De Criciúma veio a maior derrota, pois houve um “furo” de mais de 2 mil votos, quando a expectativa era fazer mais de 10 mil.

Dóia alega que uma urna em sua terra natal, Içara, apresentou problemas, anulando 280 votos. Os juízes do TRE-SC se reunirão na tarde desta segunda-feira, 06, às 16 horas, para discutir o caso. Você poderá acompanhar ao vivo a reunião aqui.

Prisão de Assessor

No Centro Araranguá na Rua Caetano Lummertz, uma guarnição da Polícia Militar abordou por volta das 12h40min do domingo, 5, Elias Brangel de Almeida, que é assessor do candidato. Em seu veículo foram descobertos quase R$ 6 mil em vales de cestas básicas. Com ele também foi encontrado grande quantidade de material publicitário de campanha, caracterizando assim a compra de votos.

 Willians Biehl | Foto:  Jonas Lemos Campos